Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Cobertura se divide sobre chamar ação na Venezuela de golpe

Na América Latina, movimentação em Caracas é manchete; nos EUA, com menos atenção, fala-se em 'algum apoio militar'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No primeiro enunciado do despacho da agência Reuters, "Guaidó diz que soldados se juntam a ele para golpe". Posteriormente, mudou para "diz que soldados se juntam a ele para derrubar Maduro".

No britânico Guardian, "Líder da oposição afirma que o golpe está em andamento". Já o argentino Clarín usa a expressão de Guaidó, "Operación Libertad", e cita que "o regime de Maduro fala de 'golpe de estado'".

Por toda a América Latina, a ação é manchete, com divergência neste momento sobre ser a "convocação de um levante militar", no mexicano Reforma, ou já ser um "levante de militares", no colombiano El Tiempo. À esquerda, o mexicano La Jornada traz como enunciado "Maduro sufoca tentativa de golpe de estado".

Nos EUA, New York Times e Washington Post não dedicam tanta atenção, com as chamadas "Juan Guaidó, líder da oposição na Venezuela, se mantém ao lado do prisioneiro libertado Leopoldo Lopez enquanto pede apoio militar" e "Líder da oposição venezuelana parece encenar desafio apoiado por militares a Maduro", respectivamente.

O Wall Street Journal, também sem destaque até o momento, opta pelo enunciado "Guaidó da Venezuela diz que tem algum apoio militar".

PS 13h30 - O NYT levou a Venezuela à sua manchete digital com o enunciado "Confrontos depois que líder da oposição pede revolta militar".

Já o WSJ mantém o noticiário em segundo plano, mas com foto e a chamada "Pequeno grupo de militares se rebela após Guaidó conclamar revolta"

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.