Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Diplomacia Brasileira

Mídia chinesa vê 'xenofobia' e 'loucura' em Eduardo Bolsonaro

No Huanqiu, ligado ao PC, 'governo de extrema direita é seguidor próximo de Trump' e faz 'jogo duplo' com Pequim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington Post flagra Trump trocando 'corona' por 'chinese' - Reprodução

Na edição impressa do Global Times/Huanqiu, já pronta, a manchete é " 'Vírus Chinês' sai pela culatra". Na edição digital, a manchete para o mesmo texto é "Palavras racistas de Trump provocam ódio e alimentam xenofobia global".

O exemplo de xenofobia apresentado pelo jornal do PC chinês é Eduardo Bolsonaro.

O filho do presidente do Brasil "está culpando a China pelo surto de coronavírus, refletindo os esforços incansáveis de alguns países para repassar para Pequim sua própria incompetência em conter o vírus espalhado nas comunidades locais".

Em texto à parte, intitulado "Estigmatizar a China 'prejudica a cooperação'", o Huanqiu noticia que a embaixada no Brasil "protestou contra a estigmatização da China pelo deputado" e destaca a crítica do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a Eduardo.

Entrevista Zhou Zhiwei, especialista de Brasil na Academia Chinesa de Ciências Sociais, para quem, "embora muitos no Brasil advoguem laços próximos com a China, o governo de extrema direita é seguidor próximo do governo Trump" e age com "oportunismo e jogo duplo na cooperação comercial" com Pequim.

Por outros veículos e plataformas chineses, a repercussão é semelhante, com as mensagens do filho de Jair Bolsonaro sendo descritas até como "loucas".

'QUEDA NO HORIZONTE'

O eventual racha sino-brasileiro vem ecoando especialmente na Argentina, que concorre pelo mercado chinês.

O Clarín juntou o "protesto enérgico" da China aos cortes "abruptos" nas projeções para a economia brasileira. JP Morgan e Goldman Sachs já apontam "recessão", com queda de 1% no PIB.

VÍRUS AMERICANO?

Da ampla reação dos chineses a Trump em mídia social, vem sendo destacado um texto irônico de WeChat escrito pelo neurobiógo Rao Yi, reitor da Universidade Médica de Pequim.

Como o primeiro caso de Aids foi registrado nos EUA em 5 de junho de 1981, o HIV deveria ser chamado de vírus americano?, escreveu Rao. Como a sífilis também teria surgido lá, pergunta como chamar a bactéria causadora: "Espiroqueta norte-americana?".

RABISCANDO

No tuíte abaixo, Jabin Botsford, fotógrafo do Washington Post, detalha a imagem que obteve de Trump trocando "coronavírus" por "vírus chinês" em texto preparado para entrevista coletiva nesta quinta. No alto, foto e título no WP.

POR UM FIO

Via NYT e outros, a Reuters alerta em despacho de Seattle que com a crise a americana Boeing teria de pagar três vezes o valor da brasileira Embraer para fechar a compra. “Aumentaram as chances de que o negócio não saia”, diz analista.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.