Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Corrida pela vacina volta a confrontar China e EUA

Pequim 'parece ter se tornado a primeira a entrar na fase 2' das pesquisas, reconhece Voz da América

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A nova Economist se concentra nas "consequências geopolíticas da Covid-19", agora que "as fábricas na China estão reabrindo" e até "observadores ocidentais nervosos concluíram que a China será a vitoriosa da catástrofe".

Em editorial, afirma que "um teste para as ambições chinesas será como vai agir na corrida por uma vacina: Se chegar primeiro, o êxito pode ser usado como triunfo nacional e plataforma para cooperação global".

Em reportagem, sublinha que a vacina em desenvolvimento pela chinesa CanSino, com apoio governamental, acaba de ser "aprovada para a fase 2", de testes com seres humanos em grande número.

Foi destaque nos jornais chineses, tanto privados como Caixin e South China Morning Post como aqueles ligados ao PC, como Huanqiu/Global Times —este com o enunciado, para reportagem na edição em inglês, "China lidera em pesquisa e desenvolvimento de vacina".

Foi destaque também no serviço estatal de notícias Voice of America, que vem sendo criticado por Donald Trump exatamente por cobrir os avanços na recuperação chinesa.

"A China parece ter se tornado a primeira a entrar na fase 2", noticia a VOA, acrescentando que a CanSino havia iniciado a fase 1 no mesmo dia que sua concorrente americana, Moderna, em março.

O Wall Street Journal levou à home na noite de quinta (16) que a "Moderna obtém financiamento dos EUA", de meio bilhão de dólares, para sua vacina.

Para a revista, a resposta à pergunta 'A China está vencendo?' pode vir com a eventual vitória chinesa na disputa pela vacina

BODE EXPIATÓRIO

A Fox News retomou a teoria de que o coronavírus saiu de um laboratório próximo a Wuhan, na China. Trump meio que corroborou, depois: "Mais e mais estamos ouvindo essa história". Mas New York Times e Wall Street Journal, este do mesmo grupo da Fox News, atravessaram o dia sem bancar a tese.

No final da quinta-feira surgiu nos sites de NYT e Washington Post uma reportagem da Associated Press, com título para a "teoria fora da curva" que Trump e assessores estão "circulando". A agência diz que, como "Trump fracassou em cumprir promessa de testes" e mais de 30 mil americanos já morreram, "a pressão por bode expiatório é forte".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.