Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Com a 'casa em chamas', Bolsonaro 'continua a dar de ombros'

No momento, é melhor deixar o Brasil para os especialistas e os loucos, aconselha consultoria financeira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao destacar o avanço da pandemia na América Latina (abaixo), o New York Times enfatizou que o Brasil tem “uma das maiores quantidades de mortos do mundo, mas o presidente continua a dar de ombros para a responsabilidade”, citando a frase célebre: “So what?”.

Outro enunciado de terça, em despacho da Reuters reproduzido também no NYT, foi “Bolsonaro diz que não está preocupado com investigações”. Isso quando a notícia já se tornava, também via NYT, “Em vídeo, Bolsonaro menciona razões de família para trocar chefe da polícia no Rio”.

Cenas de coveiros no cemitério de Vila Formosa, em São Paulo (acima), e dos caixões em Manaus voltaram ao NYT; as cidades da América Latina ‘veem picos de mortes que igualam o pior da pandemia’ no mundo - Reprodução

A Bloomberg disparou o alarme para o mercado financeiro na reportagem “Uma casa em chamas: Alertas sobre o Brasil pioram com crise”, listando dos confrontos com governadores à nova queda em pesquisa —e os relatos sobre o vídeo da reunião.

Ressaltou “um dos veredictos mais severos”, divulgado pela Gavekal Research, de Hong Kong, que vê o país “em chamas” e aconselha:

“No momento, é melhor deixar o Brasil para os especialistas, os loucos, os oportunistas de longo prazo e aqueles que não têm opção.”

ESPECTRO MILITAR

“Multiplicam-se os desafios no Brasil e fãs de Bolsonaro conclamam à tomada militar”, destacou chamada na home page do Washington Post, com foto de cartaz com os dizeres “Queremos as Forças Armadas no poder” (acima).

Segundo a reportagem, “o espectro das Forças Armadas é maior na vida pública do que em qualquer outro momento desde a queda da ditadura militar em 1985”.

CHANCELER VS. CHINA

Jornais indianos e outros noticiam a conferência em vídeo do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, com os ministros do exterior de Brasil, Ernesto Araújo, Israel, Índia, Japão e Austrália.

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado americano, “Pompeo e seus colegas discutiram a importância de transparência e de prestação de contas no combate à Covid-19”. EUA, Austrália e Japão vêm responsabilizando a China pela pandemia.

REFERÊNCIAS

A Jewish Telegraphic Agency, por Times of Israel e outros, noticiou a nova controvérsia no Brasil, agora envolvendo slogan que remete a Auschwitz.

Reproduziu declarações à BBC do “líder espiritual da maior congregação da América Latina”, Michel Schlesinger, sobre as diversas “referências do atual governo ao regime nazista”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.