Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Facebook Twitter

Twitter censura 'conteúdo obtido sem autorização'

Após intimidar jornalistas, em cerco contra reportagem do NY Post, plataforma muda regras sob pressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O jornalista Jake Sherman, que escreve a influente newsletter Playbook, do site Politico, tuitou linkando a reportagem do New York Post sobre o filho de Joe Biden. Foi bloqueado e só voltou após apagar. Intimidado, disse que devia ter “lido com mais atenção” etc.

A censura no Twitter foi generalizada e sem maior explicação, a ponto de seu CEO e fundador, Jack Dorsey, passar uma bronca pública na equipe, com um tuíte. Só então a plataforma justificou que proíbe “distribuir conteúdo obtido sem autorização”.

“Hilário”, reagiu Jonathan Swan, jornalista do Axios. Se fosse assim, Papéis do Pentágono, Snowden e Vaza Jato “seriam banidos”, tuitou Glenn Greennwald, que depois publicou artigo sobre a censura no Intercept.

O New York Times noticiou sem destaque que o Twitter, assim como o Facebook, considerou a reportagem “dúbia”. Coluna posterior defendeu a ação da plataforma e seu suposto propósito de não repetir erros de 2016.

Coube à revista Reason defender a repórter Maggie Haberman, do próprio NYT, que também havia linkado —criticamente— o NY Post e estava sob fogo de outros jornalistas.

PS 8h - O Twitter informou que, alertado das "muitas consequências indesejadas para jornalistas, whistleblowers e outros", mudou suas regras e não vai mais "bloquear links" ou conteúdo.

Capa da edição de quinta (15) questiona ações do Twitter e do Facebook contra o jornal - Reprodução

MURDOCH & BIDEN

Curiosamente, o dono do NY Post, Rupert Murdoch, tem dito a pessoas próximas, segundo o Daily Beast, citando três delas, que Biden terá uma "vitória esmagadora" e criticando Trump pelo desempenho na pandemia.

CICLO CURTO

Fim da tarde e o NY Post, na verdade, já tinha sido esquecido. Foi trocado pela revolta com a NBC, por programar uma entrevista com cidadãos, “town hall”, de Trump no mesmo horário de outra, com Biden, na ABC.

APPLE QUER CHINA

O Wall Street Journal destacou por que a Apple lançou smartphones 5G, sem mercado no Ocidente. É para “impulsioná-los” na China, que “se recupera mais rápido que o resto do mundo”, aliás, é “o único mercado que está realmente reagindo”.

Para tanto, manchetou o Caixin, o iPhone passou a oferecer o sistema de navegação BeiDou, concorrente do GPS.

XI & DENG

O presidente Xi Jinping foi a Shenzhen, cidade que simboliza a abertura e o avanço chinês em tecnologia, anunciou que vai abrir ainda mais a economia e, para ficar claro, se curvou diante da estátua de Deng Xiaoping —como mostrou a CCTV (acima, Xi ao centro) e foi manchete nos jornais.

Deng é o "arquiteto" da China moderna, e o administrador que ele designou para supervisionar a transformação de Shenzhen era Xi Zhongxun, pai de Xi.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.