Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

CNN sai na frente, Fox News, AP e jornais entram logo em seguida

'Ele agora é o presidente eleito Joe Biden', anunciou o âncora Wolf Blitzer; 'o presidente eleito', ecoou a Fox News

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A CNN foi a primeira televisão a declarar a vitória do candidato democrata nos EUA, às 13h24 no Brasil, com a entrada do âncora Wolf Blitzer:

"Depois de quatro longos e tensos dias, chegamos a um momento histórico nesta eleição. Podemos agora projetar o vencedor da corrida presidencial."

Blitzer pausa para entrar a imagem acima e anuncia:

"A CNN projeta que Joseph R. Biden Jr. foi eleito o 46º presidente dos Estados Unidos, ganhando a Casa Branca e negando ao presidente Trump um segundo mandato. Somos capazes de fazer essa projeção porque a CNN projeta que Biden venceu na Pensilvânia. O ex-vice-presidente, em sua terceira tentativa pelo posto mais elevado, consegue uma rara derrota de um comandante-em-chefe no cargo. Com essa vitória, Kamala Harris deve se tornar a primeira mulher e a primeira pessoa negra a ser vice-presidente."

Por fim, encerra o âncora:

"Mais uma vez, a CNN projeta que Joe Biden se tornará o 46º presidente dos Estados Unidos. E ele agora é o presidente eleito Joe Biden."

*

A expressão "presidente eleito" vinha sendo cobrada, pela CNN, de sua concorrente Fox News —que entrou 16 minutos depois, projetando a vitória e chamando Biden de "presidente eleito".

Quem fez o anúncio foi o âncora noticioso Bret Baier:

"A Editoria de Decisão da Fox News pode agora projetar que o ex-vide-presidente Joe Biden vai vencer na Pensilvânia e em Nevada, colocando-se acima dos 270 votos no Colégio Eleitoral de que ele precisa para se tornar o 46º presidente dos Estados Unidos."

A co-âncora Martha MacCallum prosseguiu:

"Donald Trump, o 45º presidente dos Estados Unidos, que declarou neste processo que 'nunca vou deixar de lutar por você e nossa nação', terá negado um segundo mandato. Isso não acontecia desde 1992 e o presidente George H.W. Bush. Tenha em mente que a campanha de Trump está no meio de questionamentos legais em vários estados, mas o caminho está aberto para o novo presidente eleito."

*

Depois da CNN e antes da Fox News, também declararam a vitória democrata as três principais redes abertas, NBC, CBS e ABC, e o canal de notícias MSNBC.

A agência Associated Press, que neste ano se juntou à Fox News na apuração, entrou com o resultado dois minutos depois da CNN.

Dos principais jornais, o primeiro a manchetar foi o New York Times, a partir da projeção da AP, com o enunciado "Biden bate Trump" e, logo abaixo, "Harris é a primeira mulher eleita vice-presidente". O jornal também adiantou a sua primeira página de domingo, com o mesmo enunciado (acima).

Em seguida entraram as manchetes do Washington Post, "Biden derrota Trump", e do Wall Street Journal, "Joe Biden é eleito presidente, diz AP".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.