Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu União Europeia

França não recua e junta apoio na União Europeia contra os EUA

No Politico, 'Líderes da UE acusam Biden de deslealdade'; Rússia quer ativar venda de gás à Europa no dia 1º, via Nord Stream 2

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os jornais franceses seguem manchetando o confronto do país com os Estados Unidos e a Austrália.

No Le Monde, "Submarinos: horas antes do término do contrato, australianos enviaram correspondência 'satisfeita' para Paris, segundo Exército". No Le Figaro, "Crise dos submarinos: nos bastidores da 'traição' do século".

O presidente Emmanuel Macron se viu fortalecido por apoio europeu, resumido na manchete do Politico Europe, "Líderes da União Europeia acusam Joe Biden de deslealdade com aliados".

Foi o que fizeram em sequência o presidente do Conselho Europeu, em coletiva na ONU; a presidente da Comissão Europeia, falando à CNN; o ministro para assuntos europeus da Alemanha, no Euronews; e o comissário da UE para mercados internos, falando ao Financial Times.

A Bloomberg, citando diplomatas britânicos alarmados após contato com franceses, destacou que "Paris pode reavaliar suas relações com a Otan e a China".

Placa de estrada em Lubmin, na Alemanha - Reuters

VAI COMEÇAR

A Bloomberg noticiou que a Rússia projeta entregar gás a partir de 1º de outubro à Europa, via Nord Stream 2, gasoduto recém-completado que os EUA tentaram bloquear por anos.

Mas para isso precisa da aprovação da União Europeia e da Alemanha, diz o FT, que deu manchete para as pressões de parte a parte, com base também no financeiro russo Kommersant.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.