Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Visto do exterior, Lula busca centro para 'devolver o fascismo ao esgoto'

'Corteja eleitores centristas', ressalta noticiário anglo-americano; quer mais 'cooperação entre Brics', anotam chineses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O lançamento da pré-candidatura devolveu Lula às páginas iniciais pelo mundo, com a cobertura se concentrando em seu esforço de buscar o centro, com o vice Geraldo Alckmin.

No Financial Times, com foto na home, "Lula mira eleitores centristas no lançamento da campanha de reeleição no Brasil". No enunciado da agência Associated Press, por Washington Post e outros, "Lula corteja centristas no lançamento não oficial da campanha".

Entre diversos veículos alemães, o Frankfurter Allgemeine Zeitung, com a chamada e as fotos acima, destacou que o "Ex-presidente Lula desafia Bolsonaro".

Também com foto na home, o londrino The Guardian publicou duas reportagens, destacando o discurso de Lula e depois a declaração de seu vice, na chamada "'Ele é a única via' Como aliados de Lula esperam que ele acabe com a era Bolsonaro".

No francês Le Monde, "No Brasil, Lula lança campanha presidencial com sobriedade". No espanhol El País, "Lula se lança na corrida eleitoral para 'devolver o fascismo ao esgoto'".

No argentino La Nación, "Lula da Silva lançou sua candidatura e alertou que 'a democracia está em jogo'". No colombiano El Tiempo, "Lula, a fênix que busca reconquistar o poder no Brasil".

ALCKMIN E A POTÊNCIA ECONÔMICA

Na agência Xinhua e por sites como Sina e Huanqiu, a cobertura chinesa foi relatorial, com registros no meio dos textos para o anúncio por Lula de que "a cooperação entre os países do Brics será aprofundada", se for eleito.

Com atenção também para Alckmin, "duas vezes governador da potência econômica do Brasil, o Estado de São Paulo".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.