Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

EUA devem disparar juros, China está 'inclinada a cortar'

Inflação americana assusta, enquanto chinesa está 'sob controle', destaca o South China Morning Post

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na Bloomberg, "Dados de inflação devem levar Fed a considerar alta de 0,75 ponto percentual" nos juros americanos nesta quarta-feira (14). No Wall Street Journal, o banco central "deve considerar aumento de 0,75".

Já o South China Morning Post manchetou que a "China está inclinada a cortar taxas, com inflação e saída de capital sob controle" (acima). Ouve analistas de Capital Economics, Standard Chartered Bank e outros voltados ao mercado financeiro chinês.

Fora da China, Forbes e outros foram pela mesma linha, na terça, ecoando a Bloomberg, que dias antes havia noticiado que a "Inflação moderada da China deixa espaço para mais flexibilização".

Mas a Reuters, com levantamento junto a analistas, projeta que o primeiro passo também nesta quarta, com a definição da taxa chinesa para empréstimos de médio prazo, deve ser pela manutenção dos juros. O motivo seria a própria "expectativa de aperto monetário mais agressivo" dos EUA, o que poderia estimular saída de capital.

Por outro lado, a última semana foi de chamadas como "Capital estrangeiro ruge na volta ao mercado de ações da China", na Caixin.

Se não cortar os juros nesta semana, a China ainda tem a taxa básica para decidir na semana que vem, dia 20.

MAIS DOR

O preço da soja "atinge recordes" de dez anos, noticia o WSJ, com expectativa de menores safras no Brasil e na Argentina e risco nos EUA. "Promete mais dor aos consumidores que enfrentam o mais grave surto de inflação de alimentos em uma década", avalia.

Ao fundo, revelou a Bloomberg, "EUA silenciosamente pedem [às suas empresas agrícolas] acordos sobre fertilizantes com a Rússia".

'CHEGOU UMA NOVA DINASTIA'

Na China, a Caixin noticiou a "expansão brasileira" da BYD, em concessionárias, e o Zhengquan Shibao, financeiro ligado ao Diário do Povo, ouviu do CEO Wang Chuanfu que a montadora faz "grande pressão para desenvolver mercados no exterior".

No Brasil, sites como Bahia Econômica noticiam que o governo estadual está fechando com a BYD para fabricar carros elétricos em Camaçari, no lugar da Ford. Começando pelo Tan EV (acima), anunciado em seu site com o slogan "Chegou uma nova dinastia".

DIREITOS HUMANOS

A Corte Europeia de Direitos Humanos barrou temporariamente, na última hora, o voo com o primeiro grupo de deportados para Ruanda organizado pelo governo britânico, manchetaram Times e outros.

Via CCTV e Guancha, a chancelaria chinesa, que concorre com a europeia na África, criticou que esse "comportamento de despejar grupos vulneráveis para outros países é assustador" e "ilegal".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.