Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

NYT também soa alarme para ataque de militares às eleições no Brasil

'Novo aliado de Bolsonaro no questionamento das eleições: os militares', diz jornal, dias após reunião do brasileiro com Biden

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com a foto abaixo em sua página inicial, na noite de domingo (12), o New York Times chamou a atenção para o fato de militares estarem agora, como Jair Bolsonaro, "levantando dúvidas sobre o processo eleitoral do Brasil, apesar da pouca evidência".

Na home page do New York Times, Jair Bolsonaro é saudado por militares em abril - Andre Borges/AFP

No resumo do correspondente Jack Nicas:

"Faltando quatro meses para uma das votações mais importantes da América Latina em anos, um confronto de alto risco está se formando. De um lado, o presidente, alguns líderes militares e muitos eleitores de direita argumentam que a eleição está aberta à fraude. Do outro, políticos, juízes, diplomatas estrangeiros e jornalistas estão soando o alarme de que Bolsonaro prepara o cenário para tentativa de golpe."

O principal jornal americano destaca, do ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral:

"Esses problemas são criados artificialmente por aqueles que querem destruir a democracia brasileira. O que está em jogo no Brasil não é só uma urna eletrônica. O que está em jogo é manter a democracia."

A reportagem sublinha ameaças recentes do comandante da Marinha e do general ministro da Defesa, este horas depois da reunião em que Bolsonaro pediu apoio de Joe Biden contra Lula.

FIM DE JOGO NA UCRÂNIA?

Na sexta, por Associated Press e Bloomberg, Biden começou a responsabilizar Zelenski pela guerra, porque ele "não quis ouvir" os alertas americanos, três meses atrás.

E os destaques dos jornais acompanharam, sábado e domingo: "Impulso na Ucrânia está mudando em favor da Rússia", "Rússia pode cercar tropas ucranianas em dias", "Rússia deve tomar o controle do leste da Ucrânia em semanas, diz autoridade dos EUA", anônima.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.