Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

'O mundo está assistindo' à eleição 'histórica' no Brasil

Na manchete do francês Le Monde, 'Um voto crucial para o clima'; Indian Express teme pela 'perda de fé nas instituições'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cobertura externa chegou ao domingo, dia 2, tratando a eleição brasileira como "histórica" nos enunciados, da agência americana Associated Press ao South China Morning Post, devido ao confronto entre Lula e Jair Bolsonaro.

No New York Times, "Bolsonaro x Lula: Brasil enfrenta opções radicalmente opostas em eleições desagregadoras" ou, ainda, "Uma escolha entre dois pesos pesados". No Washington Post, "Brasil enfrenta decisão crucial: mais Bolsonaro ou volta para Lula?".

No portal Guancha, de Xangai, "O mundo está assistindo à eleição do Brasil: Trump tropical vs. um dos esquerdistas mais respeitados da América Latina".

No francês Le Monde, foi manchete impressa do fim de semana, "No Brasil, um voto crucial para o país e para o clima" (acima). E manchete online na manhã de domingo, "Lula quer reorientar diplomacia afirmando centralidade da emergência climática".

O espanhol El País e os ingleses The Times, The Guardian e Financial Times se concentram no "comeback kid" Lula, que pode voltar "pela porta da frente". E o americano Wall Street Journal criticou Lula em editorial, defendendo que "o país merece um contraste de visões" com Bolsonaro, no segundo turno.

O noticiário alemão Tagesschau, da rede ARD, e o Indian Express avisam que a eleição é um "teste de estresse para a democracia" e que "são grandes as preocupações sobre a perda de fé nas instituições e nos princípios da democracia". Até no direitista espanhol El Mundo, "Brasil decide seu rumo em plena 'emergência democrática'".

Por outro lado, o site da americana Fox News destaca que "Uma vitória da esquerda na eleição do Brasil pode ser a salvação de que Cuba e Venezuela precisam neste momento".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.