Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022 toda mídia

Amigos da Rede Globo!, diz Galvão Bueno no TikTok

Apresentador faz falta na transmissão da abertura da Copa, enquanto publica vídeos sem parar na plataforma chinesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O narrador Luis Roberto fez o que podia com o jogo inexpressivo que abriu a Copa no Qatar, em que não cabiam seus bordões de entusiasmo. Mais que a partida, enfrentou a ausência de Galvão Bueno, identificado com o torneio na memória do espectador.

Houve alívio quando anunciou que o titular havia chegado —e, em seguida, quando o próprio surgiu num vídeo gravado às pressas, na calçada, com barulho de vento:

"Amigos da Rede Globo! Luis Roberto, meu querido Luis Roberto. Você aí, Caio, Roger. Muito sucesso, hoje, para você, Luis Roberto, sua primeira transmissão de abertura. Que seja a primeira de muitas."

Acrescentou: "Queria dizer o seguinte. Partiu Qatar. Já estou por aqui. Está ventando hoje, hein. É para comemorar a abertura. Já estou de credencial. Gente, quinta-feira estamos juntos, Brasil e Sérvia, quatro da tarde. Beijo para todo mundo".

Pouco depois, na Globo, entrou comercial do TikTok com Galvão informando ser a nova ferramenta da rede chinesa, com sua voz à disposição para falar o que o usuário quiser: "Digitou, ativou, narrou".

Em vídeos na plataforma (acima, um deles), ele já havia mostrado todo o seu esforço de recuperação, deixado conselhos sobre Covid e, ao se preparar para pegar o avião: "Partiu, Qatar".

Também o vídeo com a mensagem para Luis Roberto entrou em seu perfil. O narrador que deve substituí-lo na Globo respondeu, só na transmissão: "Xacomigo, Galvão. Garoto, bem-vindo!".

O Wall Street Journal, neste domingo, noticiou no alto que o "TikTok continua contratando enquanto concorrentes eliminam empregos" pelo mundo, do Facebook à Amazon.

CASIMIRO DANÇA

O influenciador Casimiro, também abatido pela Covid, conseguiu participar em home office da transmissão da abertura por seus canais, via Twitch, da Amazon, e YouTube, do Google, separando para o Twitter uma imagem em que dança (abaixo).

Participaram o narrador Luis Felipe Freitas, ex-TNT Sports, e o comentarista Juninho Pernambucano, ex-SporTV. Segundo o Meio&Mensagem, foram vendidas cinco cotas para as transmissões do influenciador: Brahma, Coca-Cola, McDonald's, Nubank e Vivo.

CHANCE DE RECUPERAR A CAMISA

A politização da "famosa camisa amarela" da seleção preocupou publicações como o jornal Indian Express e a revista The Spectador nos meses que precederam o torneio no Qatar.

Mas agora outros títulos, como The Observer, edição de domingo do inglês The Guardian, arriscam que a "Copa do Mundo dá aos torcedores do Brasil a chance de resgatar a camisa amarela da extrema-direita".

O Guardian entrevistou o treinador, mas "política é tópico que ele não quer discutir", registrando apenas que "Tite sabe que é uma chance de reunificar um país dividido sob a gestão de Jair Bolsonaro e durante as eleições. Agora é a hora para o futebol juntar a sociedade brasileira".

ESPAÇO PARA RESPIRAR

Nos EUA, a Copa marca a assimilação pelo New York Times do site The Athletic, de grande audiência —e cuja marca não é a cobertura crítica. O jornal tratou então de encabeçar seu material com reportagem própria questionando o Qatar, que "abalou a reputação" da Fifa.

Mas também trouxe outro lado, no domingo, com o artigo "Por que a Copa pertence ao Oriente Médio", de um historiador da Universidade Georgetown no Qatar, Abdullah Al-Arian. Recorre, entre outros argumentos, ao poeta palestino Mahmoud Darwish:

"[O futebol] é o campo de expressão permitido pelo entendimento secreto entre governante e governado na cela da prisão da democracia árabe. Representa um espaço para respirar, permitindo a uma pátria fragmentada a chance de se unir em torno de algo compartilhado."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.