Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Europa teme pagar no Sul Global por apoio a limpeza étnica, diz Financial Times

Von der Leyen chega para o início de 'ações que causarão vítimas civis em massa e serão rotuladas como crimes de guerra'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Financial Times noticia o "nervosismo" da União Europeia com a chegada da alemã Ursula von der Leyen no momento do ultimato de Israel aos palestinos: "A preocupação é que a presidente da Comissão Europeia pareça estar apoiando ações que causarão vítimas civis em massa —e que serão rotuladas como crimes de guerra".

"Nós podemos estar prestes a assistir a uma limpeza étnica massiva", afirma uma autoridade da UE a Gideon Rachman, do FT. "A UE já deveria ter se alinhado aos apelos do secretário-geral da ONU para que Israel respeite o direito humanitário internacional", fala outra.

O problema é a Europa ser prejudicada por isso. "As autoridades europeias dizem que estão se focando na resposta fora do Ocidente. 'Nosso receio é que paguemos um preço elevado no Sul Global por causa deste conflito', afirma uma autoridade da UE."

Leia mais no site Politico.

Foto de Ursula von der Leyen usada pelo Financial Times ao informar sobre o temor europeu de 'pagar um preço elevado' por apoiar 'limpeza étnica' - Reuters

'PUNIÇÃO COLETIVA', DIZ CNN

Ecoa pela plataforma X a resposta do presidente israelense a uma pergunta da rede britânica ITV:

"O que Israel pode fazer para aliviar o impacto deste conflito sobre dois milhões de civis, muitos dos quais não têm nada a ver com o Hamas?"

"É uma nação inteira que é responsável. Não é verdade essa retórica sobre os civis não estarem conscientes, não estarem envolvidos. Não é verdade, absolutamente. Eles poderiam ter-se levantado, poderiam ter lutado contra aquele regime maligno que tomou o controle de Gaza."

Em seguida, também a CNN cobrou resposta, sem conseguir. A rede americana enfatizou que "a punição coletiva de uma população civil equivale a um crime de guerra".

A britânica Sky News já havia questionado um ex-primeiro-ministro:

"E aqueles palestinos no hospital, bebês cujo suporte de vida terá de ser desligado porque os israelenses cortaram a energia?"

"Você está falando sério, continua me perguntando sobre os civis palestinos? O que há de errado com você? Você não viu o que aconteceu? Estamos lutando contra nazistas."

Leia mais no Washington Post.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.