Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Nova guerra afasta Arábia Saudita, diz NYT, e racha Europa

Reação saudita 'pegou de surpresa' e Biden tenta manter plano 'mesmo enquanto Israel prepara guerra em grande escala'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No fim de semana, a agência Associated Press correu a noticiar que a "União Europeia está suspendendo todos os pagamentos aos palestinos", de ajuda. Horas depois, "UE reverte anúncio anterior", sem explicar por quê.

A Reuters relatou que "a UE recuou desordenadamente depois que países da UE reclamaram que a direção executiva do bloco tinha passado dos limites".

No New York Times, 'Em todo o Oriente Médio, uma onda de apoio aos palestinos no momento em que a guerra irrompe em Gaza' - Reprodução

Mas a desunião europeia, nesta nova guerra, não é o que importa para os Estados Unidos —e sim a Arábia Saudita, como mostram extensas reportagens publicadas pelo New York Times desta terça (10). O que "pegou Joe Biden e vários de seus principais assessores de surpresa", disparando alarme:

"O ministério do exterior da Arábia Saudita divulgou um comunicado que não condenava explicitamente o ataque e, em vez disso, atribuiu a culpa a Israel, dizendo que o governo saudita havia alertado repetidamente 'sobre os perigos da explosão da situação como resultado da ocupação contínua, da privação do povo palestino de seus direitos legítimos e das provocações contra seus santuários'."

Desde então, o secretário de Estado americano vem ligando ao seu colega saudita, como registrado pela agência saudita de notícias. Segundo o NYT, Washington "pressiona por relações entre Arábia Saudita e Israel mesmo no momento em que Israel se prepara para o início de uma guerra em grande escala".

Por outro lado, em sua agência, o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman falou sobre a guerra com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi. MbS "enfatizou que o reino apoia o povo palestino para alcançar seus direitos legítimos, realizar suas esperanças e aspirações e estabelecer uma paz justa".

No destaque da segunda reportagem do NYT, "Escalada revelou limites dos acordos diplomáticos entre Israel e governos árabes enquanto conflito [com palestinos] persistir; eu falei, diz estudioso saudita".

Divulgação/SPA

SAUD & CHINA

Com o país convidado para o grupo Brics, 'Banco central saudita busca laços mais estreitos com autoridades monetárias da China", manchetou o South China Morning Post em "exclusiva".

E a agência saudita, com a foto acima, noticia que "Exercício naval saudita-chinês Blue Sword começa a enfrentar pirataria marítima".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.