Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

PCC ganha sócios na Europa e 'vira global', diz Economist

The Observer e CNN Portugal também abordam avanço no mercado europeu do grupo 'fundado numa prisão de SP'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Começou pela CNN Portugal, com relatório do órgão de segurança do país estimando "a presença de mil elementos ligados ao PCC".

Em seguida, o Observer, edição de domingo do Guardian, publicou que o grupo "fundado numa prisão de São Paulo e que os EUA agora chamam de um dos mais poderosos do mundo" cresceu nos últimos cinco anos e estaria fornecendo "boa parte da cocaína da Europa".

Por fim, na Economist, "Gangue vira global", associando-se a grupos como o italiano 'Ndrangheta. "Acredita-se que os membros do PCC estejam presentes em meia dúzia de países europeus, inclusive Grã-Bretanha", diz. Abaixo, com o enunciado "Uma carreira cada vez mais longa", o gráfico do salto na apreensão de cocaína na Europa:

Reprodução/The Economist

A revista e o jornal britânicos ouvem o promotor de Presidente Prudente voltado ao grupo, Lincoln Gakiya, e outras fontes, como InSight Crime, consultoria de Washington dedicada ao crime na América Latina, e um especialista ligado à Universidade de Chicago, com livro recente sobre o PCC.

A Economist encerra dizendo que o Ministério Público de São Paulo tem investigado "prefeitos e vereadores" e que "o estágio final da transição para máfia global é a penetração na política".

Paralelamente, a Associated Press despachou que a polícia paulista "prendeu um homem de 24 anos e deteve outros 33 indivíduos que transportavam drogas ingeridas para a Europa, segundo o secretário de Segurança Pública". Os 33 foram liberados após depoimento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.