Descrição de chapéu drogas União Europeia

PM estoura centro que treinava 'mulas' do tráfico para engolir cápsulas de drogas em SP

Pessoas de outros estados eram atraídas por falsas promessas de emprego; aliciados ingeriam pedaços de cenoura para simular porções de cocaína

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Militar estourou uma espécie de centro de treinamento para "mulas" do tráfico internacional de drogas na madrugada desta quinta-feira (23), em uma casa na zona oeste da capital paulista.

No local a polícia encontrou 34 pessoas suspeitas de atuarem no tráfico internacional de drogas para a Europa. Um homem de 24 anos, suspeito de aliciar pessoas para o transporte de porções de cocaína no estômago, foi preso em flagrante.

A droga seria levada para países como França, Espanha, Holanda e Irlanda.

Passaportes, drogas, celulares e anotações do tráfico - Divulgação/SSP

A PM chegou ao local, na rua Santa Bibiana, na Vila Sônia, após receber uma informação anônima.

Segundo as informações iniciais, o grupo de 33 pessoas foi atraído por falsas promessas de emprego. Ao chegarem em São Paulo, essas pessoas tinham seus documentos retidos, eram aliciadas e mantidas no imóvel, que funcionava como um centro de treinamento.

"Alguns chegaram há poucos dias do Nordeste e iam se preparando, treinando, inclusive foi constatado que eles eram obrigados a treinar com porções de cenoura, para conseguir ingerir a maior quantidade possível de drogas e depois realizar a viagem para a Europa", disse Guilherme Mateus Pavani, tenente da PM, em entrevista à TV Globo.

As 33 pessoas eram dos estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, de acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública).

"Relataram que chegavam a ingerir aproximadamente 150 porções [de cocaína], viajavam para a Europa, e recebiam valor entre R$ 15 mil e R$ 20 mil por viagem. Ingeriam pasta base [de cocaína] aqui no Brasil e na Europa essa droga seria aumentada e o valor multiplica por 10, por 20, ao chegar no destino final", explicou o tenente.

Detidos no estacionamento da PF durante a madrugada - Reprodução/TV Globo

No local foram apreendidos 38 passaportes e 600 porções de cocaína já embaladas para ingestão, além de anotações do tráfico, celulares, e cartões de banco.

Todos foram levados para a Polícia Federal por conta dos passaportes localizados. Segundo a PF, foi instaurado inquérito policial para apuração do caso.

As 33 pessoas aliciadas foram liberadas após prestarem depoimento.

Malas, roupas e outros objetos na casa da Vila Sônia, zona oeste de São Paulo - Reprodução/TV Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.