Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Pelo mundo, mídia vê 'salto para o desconhecido' na Argentina

NYT e Le Monde aponta vitória da 'extrema direita'; para South China Morning Post e Financial Times, é um 'libertário radical' com 'terapia de choque'; Elon Musk, no X, projeta 'prosperidade'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jornais pelo mundo se dividiram ao classificar Javier Milei. Na chamada do New York Times, foi uma "vitória para a extrema direita", sublinhando que ele é comparado a Donald Trump e Jair Bolsonaro. Também para o francês Le Monde, os argentinos elegerem o "candidato de extrema direita".

Já o Wall Street Journal falou em "outsider libertário", e o Financial Times, em "libertário radical". O South China Morning Post, em "libertário de terapia de choque".

Eleição de Javier Milei nos sites de The New York Times, Le Monde, South China Morning Post e Financial Times
Eleição de Javier Milei nos sites de The New York Times, Le Monde, South China Morning Post e Financial Times - Reprodução

A cobertura mostra mais concordância quanto à terapia de choque que vem por aí, com o outsider. O próprio argentino La Nación, que chama o presidente eleito de "líder libertário", destaca que representa "a irrupção do desconhecido".

No espanhol El Mundo, "Argentina se lança num experimento político sem precedentes".

Na manchete da Bloomberg, "Argentina dá um salto para o desconhecido". Na Bloomberg TV, ao vivo, "mercados vão realmente ficar preocupados com tanta incerteza".

Já o homem mais rico do mundo, o americano Elon Musk, procurou ser otimista, ao publicar em sua plataforma X: "A prosperidade está diante da Argentina".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.