Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Atrás da China, EUA esquecem globalização e livre mercado

Segundo Financial Times, China agora 'é 22% maior'; para reagir, Biden e Trump desistiram da 'ordem mundial'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na coluna de ciência econômica do Financial Times, "Desculpem, EUA, a China tem uma economia maior do que a sua" (abaixo).

Em paridade do poder de compra, explica, "o PIB da China ultrapassou o dos EUA por volta do momento em que Donald Trump estava 'tornando a América grande novamente'. Agora é 22% maior".

Reprodução/Financial Times

Acrescenta que o dado é "corroborado pela geração de energia", em que a China passou os EUA em 2010. E no período 2016-22, "quando a economia chinesa supostamente não registrava nenhum avanço em comparação com os EUA, a geração cresceu 45%, enquanto nos EUA ela se manteve estável".

Avalia que interessa tanto à China como aos EUA "não reconhecer a mudança no poder econômico global". A primeira, para evitar responsabilidade maior sobre questões globais. O segundo, por "negação", como o Reino Unido, "que perdeu a liderança econômica no final do século 19, mas ainda tem ilusões de grandeza".

O FT produziu, por outro lado, um vídeo concluindo que a política industrial de Joe Biden "sinaliza o fim da era da globalização de livre mercado". Antes os EUA eram um "exemplo" dela, mas "isso mudou com a agenda de Trump".

O objetivo é "criar indústrias viáveis mais competitivas que as chinesas". Uma mudança de rumo que é bipartidária, iniciada por Trump "através de tarifas" e ampliada por Biden "através de subsídios".

Fechando o documentário, o colunista Martin Wolf sintetiza: "Os Estados Unidos eram o formador da ordem mundial desde a Segunda Guerra. Nós pensávamos estar na era da globalização de livre mercado. E agora não estamos".

ONU TAMBÉM

A qatari Al Jazeera e o saudita Arab News destacaram que o secretário-geral Antonio Guterres recorreu ao Artigo 99 da Carta da ONU, pelo qual ele leva ao Conselho de Segurança uma questão que considera grave. No caso, a "catástrofe" em Gaza, com "implicações potencialmente irreversíveis para os palestinos".

A Bloomberg também deu atenção, com o título "ONU intensifica apelo por cessar-fogo em Gaza com sua medida mais forte desde 1971", último ano em que o Artigo 99 foi usado. Mas mal se noticiou a convocação noutros veículos americanos e europeus.

Em mídia social, o governo israelense afirmou que "seu pedido para ativar o artigo 99 e o apelo a um cessar-fogo constituem apoio ao estupro de mulheres".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.