Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia toda mídia

Cobertura vislumbra 'fim de jogo' na Ucrânia

Do Telegram ao NYT, destaque para a visita de Putin a MbS, na Arábia Saudita, onde deverão tratar do conflito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A notícia saiu no russo Shot, no Telegram, "Putin visitará os Emirados e a Arábia Saudita" (abaixo). Foi o que Yuri Ushakov, assessor de política internacional do presidente russo, falou ao canal: "Espero que sejam negociações muito úteis. Consideramos extremamente importantes".

Reprodução/Telegram

Ushakov depois detalhou a jornalistas, inclusive da agência Tass, que Putin se encontrará na quarta com o príncipe saudita Mohammed bin Salman, em Riad, e na quinta com o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, em Moscou.

Serão discutidos os "conflitos regionais", começando pelo "conflito palestino-israelense, que agora é o mais quente", mas também a Ucrânia, "a situação por meio da operação militar especial, isso é inevitável". A cobertura se concentrou na segunda.

O financeiro russo RBC, entre outros, destacou a declaração do porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, de que "continuamos prontos para as negociações", que teriam sido interrompidas pela Ucrânia "a mando do Reino Unido".

O New York Times linkou as fontes russas e sublinhou que as reuniões de Putin acontecem "em meio a sinais de erosão do apoio nos Estados Unidos" à Ucrânia. O canal saudita Al Arabyia também noticiou.

O site do canal russo RT, linkando diversos textos ocidentais refletindo pessimismo em relação a Kiev, de Bloomberg a The Economist, publicou um artigo intitulado "Endgame" (fim de jogo ou estágio final da partida), especulando "como ficará a Ucrânia após sua derrota".

Reprodução/Financial Times

'ORDEM GLOBAL EM RUÍNAS'

O Financial Times, sob o título "Os EUA e uma ordem global em ruínas" (acima), destaca que "a divisão e a turbulência interna estão minando os EUA". Diz que "Biden está pagando preço elevado por seu apoio a Israel" e que o "possível retorno de Trump levanta questões profundas sobre o futuro da democracia dos EUA".

No fim de semana, tanto FT como The Wall Street Journal publicaram projeções sobre como seria o segundo mandato de Trump.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.