Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Ex-editor diz que NYT 'se perdeu' e hoje suprime opinião da direita

Demitido e agora na Economist, James Bennet critica jornal por ceder ao 'iliberalismo' da Redação; publisher responde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No longo texto "Quando o New York Times se perdeu" (ou perdeu seu caminho, abaixo), James Bennet, ex-editor de Opinião do jornal e hoje colunista da Economist, relatou o que teria levado à sua demissão pelo publisher em 2020 —sob pressão de parte da Redação, após publicar artigo do senador republicano Tom Cotton.

"O NYT está virando a publicação pela qual a elite progressista dos EUA fala consigo mesma sobre uma América que na verdade não existe", escreve ele. "Os leitores estão recebendo uma gama muito restrita de pontos de vista, por uma publicação que ainda se apresenta como independente da política."

Para Bennet, no episódio a chefia da Redação cedeu ao "iliberalismo" de parte de seus jornalistas, de esquerda, dando início à supressão de um dos lados do debate político, a direita.

Reprodução/The Economist/1843

O texto descreve especificamente como o publisher A.G. Sulzberger teria cedido, após dias de revolta interna e de leitores, e falado para ele, Bennet, pedir demissão. Afirma ter faltado "coragem". Sulzberger respondeu em nota no site corporativo do NYT:

"James foi um parceiro valoroso, mas o ponto onde eu me separei do caminho dele foi na questão de como fazer valer esses valores. Princípios por si só não não são suficientes. A execução é importante. A liderança é importante."

É referência à forma como o artigo de Cotton foi editado pela equipe de Bennet, com partes que, no entender de Sulzberger, deveriam ter passado por correção e contextualização.

Tanto Bennet como Sulzberger citam um artigo escrito depois pelo próprio publisher na Columbia Journalism Review, em que defendeu o "jornalismo independente" como valor essencial, contra as pressões, inclusive internas, por maior ativismo a partir da eleição de Donald Trump. É a discussão de fundo, hoje, na imprensa americana, sobre abandonar a busca de objetividade.

O ex-editor diz que concorda com o artigo, mas que, quando foi necessário defender essa independência, o publisher não resistiu. Sulzberger diz que ele e Bennet sempre concordaram, mas que o ex-editor constrói uma "falsa narrativa" —e que hoje o jornal tem, na verdade, "um mix muito mais diversificado de opiniões, inclusive vozes mais conservadoras".

A discussão em torno de Bennet é ampla, entre jornalistas dos EUA.

O MEIO E A MENSAGEM

O texto saiu na revista digital 1843, no site da Economist, e a edição semanal da revista partiu das ideias levantadas por Bennet para o editorial de capa "O meio e a mensagem", com o subtítulo "É possível ter uma democracia saudável sem um conjunto comum de fatos?", apontando a próxima eleição americana como um teste.

Também a reportagem "A imprensa partisan" (partidária ou que toma posições), destacando que "NYT e outros meios de comunicação falam cada vez mais para aos seus próprios campos".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.