Nosso estranho amor

Paixões, desencontros, estabilidade e loucuras segundo Anna Virginia Balloussier, Pedro Mairal, Milly Lacombe e Chico Felitti. Uma pausa nas notícias pra gente lembrar tudo aquilo que também interessa demais.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nosso estranho amor
Descrição de chapéu Relacionamentos

Karla e Gustavo: amor ao pé do ouvido

Eram quase 3.000 km de distância, mas eles tinham algo em comum

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Sejam bem-vindas e bem-vindos a mais uma edição do Budejo!" Toda quinta-feira, Karla Lima e Gustavo Pereira ouviam a voz melíflua de Luan Alencar saudar os ouvintes do podcast Budejo, uma mesa de conversa gravada em que Luan, Carol Aninha, Vamille Furtado e Pedro Philippe conversam sobre todo e qualquer assunto, de política a chifre (que, eles defendem, é uma forma de pedagogia).

Karla e Gustavo ouviam o mesmo programa, mas não se conheciam e estavam divididos por meio Brasil. Karla estava no Crato, no mesmo Cariri cearense em que o Budejo costuma ser gravado. Mas Gustavo estava a quase 3.000 km, em Curitiba. O que os unia, e eles não sabiam, era o papo budejeiro —o nome vem do verbo bodejar, que o dicionário define como "Verbo intransitivo: Soltar a voz (o bode)."

Podcast
Toda quinta-feira, Karla Lima e Gustavo Pereira ouviam o podcast Budejo - Pixabay

Gustavo tinha chegado ao podcast em 2020 por indicação de uma amiga, porque na pandemia passou a ouvir mais e mais programas do tipo. Depois de ouvir e curtir o programa, ele entrou no grupo de Telegram do Budejo. Eram cerca de cem pessoas que contribuíam com o podcast e, por isso, podiam estar naquele grupo, trocando mensagens com os apresentadores e entre si. O bancário de 29 anos era uma delas. A psicóloga de 27 anos era outra.

No fim de 2020, o grupo estava organizando o amigo secreto. Foi quando Karla notou a existência de Gustavo. Sua foto de perfil mostrava que era magro, de cabelo castanho-claro e liso. Karla gostou do que viu. E foi para o ataque. "Eu mandei uma indireta, uma brincadeirinha, que nem lembro o que era, mas ele é burro, então ele não entendeu que eu estava dando uma flertada", ela brinca. Mas Karla não cansa fácil. Foi nas mensagens privadas puxar assunto. Depois de muita conversinha, agiu. No Natal de 2020, levou Gustavo para jantar. Ou o mais próximo que podia fazer disso, dada a distância: mandou um prato de massa do Spoleto, entregue pelo iFood.

Em fevereiro de 2021, ele veio com um convite. Já estava com viagem marcada para Fortaleza, e propôs: "E se eu fosse para o Crato, passar uns dias com você, antes de ir para Fortaleza?" Ela topou. Alugaram um AirBnb, para passar uma semana juntos. Não era para ser romance. Era pra ser só um lance. "Eu já sabia que tinha umas meninas em Fortaleza que ele ia ficar, e estava tudo bem", diz Karla. Só que, no terceiro dia da viagem, algo aconteceu. "A gente se olhou e..." Ele disse que não queria mais ficar com as meninas de Fortaleza. "Mas isso é um pedido de namoro?", ela perguntou. E ele respondeu: "É".

Ele explica seu pedido. "Quando a gente se encontrou, foi muito forte. Eu gosto muito da inteligência emocional da Karla." E ela explica ter dito sim ao pedido. "Eu via que ele era muito inteligente, no sentido de conseguir conversar sobre os mais diversos assuntos. Sempre estudou sobre política e tem uma opinião política parecida com a minha. Eu passei a admirar a inteligência e a sinceridade dele. A gente sempre teve muita leveza." No fim, ela viajou com ele para Fortaleza. Foram juntos a uma festa onde estariam algumas das amigas virtuais em quem ele tinha interesse.

Passaram 15 dias juntos. Depois, começaram a especular quando conseguiriam se ver de novo. "A gente pensou no feriado da Semana Santa, em abril de 2021." Dessa vez, ela foi até Curitiba. O que era pra ter sido um par de semanas se esgarçou até março de 2022. "Eu fui ficando, fui ficando..." E ficou. Karla se mudou com uma mala de viagem de 15 dias. Desde então, cada amigo dela que vai do Ceará para o Paraná tem de levar uma mala com os seus pertences. A decisão foi drástica, mas ela defende que foi necessária. "Eu não ia conseguir viver um relacionamento a distância, é muito longe. E você já viu o preço de passagem aérea no Brasil?"

Como ela atendia seus pacientes online, tanto fazia se estivesse no Cariri ou no interior do Paraná. "Eu vi a oportunidade de me afastar um pouco das coisas que aconteceram no Crato, e começar de novo." Em novembro, o casal viajou para o Cariri e Gustavo pôde conhecer a família inteira de Karla.

O futuro dos dois talvez não esteja nem no Crato nem em Curitiba. "Eu não quero ficar por aqui, não", ele diz. Não sabem para onde vão. O que eles sabem, por ora, é que vão juntos. E, honrando uma tradição do Budejo, Gustavo pede para mandar um cheiro, um afago em alguém que merece: "Eu tô em dívida com a amiga que me indicou esse podcast. Sem ela, nada disso teria acontecido".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.