O Curioso

Marcelo Duarte é escritor, jornalista e, acima de tudo, curioso

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

O Curioso
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Saiba como foi a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial

Conflito acabou em 11 de novembro de 1918, cerca de um ano depois de o país se juntar ao mapa da guerra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Queremos o fim das guerras. Ponto. Por isso, vale a pena recordar um 11 de novembro como o deste próximo sábado, só que lá em 1918, que foi a data do fim da Primeira Guerra Mundial. Como isso afetou a nós, os brasileiros?

Embora o conflito tenha começado em 1914, o Brasil só entrou na guerra em 26 de outubro de 1917. A participação efetiva do Brasil durou, portanto, pouco menos de um ano. No começo, os países da América do Sul viam a guerra como um problema distante. O Brasil, por exemplo, ficou neutro.

Oficiais do Cruzador Bahia, em foto sem data; comandante teve a gripe espanhola. Infecção matou cerca de 10% da tripulação de embarcações que participaram de missão durante o conflito - Reprodução

Até que navios brasileiros foram afundados pelos alemães e o presidente Venceslau Brás teve que tomar uma atitude mais enérgica. Para começar, os 46 navios alemães que se encontravam nos portos brasileiros foram aprisionados.

Se a guerra era algo tão distante, como navios brasileiros foram afundados por submarinos alemães?

A economia brasileira estava muito ligada à Europa, que importava o café, e os principais parceiros eram justamente a Alemanha, líder de um dos blocos, e Inglaterra e França, líderes do outro.

Os navios brasileiros navegavam bastante pela parte europeia do Oceano Atlântico levando o café. Depois que a Inglaterra bloqueou o litoral alemão, a Alemanha revidou e começou a atacar não só os navios dos aliados, como também de países neutros. Inclusive brasileiros. Foi a partir do afundamento desses navios que o Brasil entrou na guerra a favor dos Aliados e contra a Alemanha.

Quantos brasileiros participaram do combate?

Os números não são exatos, mas dá para dizer que cerca de 2.000 brasileiros participaram da Primeira Guerra e que 550 morreram. O governo brasileiro enviou, em agosto de 1918, uma esquadra para patrulhar a costa africana e a região de Gibraltar. Antes mesmo de entrar em combate, o Brasil perdeu 156 tripulantes, mortos em Dacar, na África, por causa da gripe espanhola.

O que foi a "Batalha das Toninhas", que entrou para a história?

Os navios brasileiros foram combater os submarinos alemães. No entanto, eles não tinham "estrutura de detecção". Ou seja: não havia nenhum sonar a bordo. Sonar é um tipo de radar, um pouco diferente, que funciona debaixo d'água. Era um vigia que ficava observando para ver se via algum submarino.

Pois, certo dia, esse tal vigia identificou o que imaginou ser um submarino. Como a tecnologia era precária e o tempo para ação era pequeno, a ordem foi atacar e depois ver o que havia sido afundado. E assim foi feito.

Tratava-se, porém, de um cardume de toninhas, que são da mesma família dos golfinhos. A Marinha brasileira acabou ridicularizada injustamente por causa desse episódio, que era até comum na época. A Marinha Real Inglesa, possuindo toda a tecnologia, cometeu esse mesmo erro na Guerra das Malvinas, em 1982. Duas baleias foram confundidas com submarinos argentinos.

Um dia depois de ter chegado a Gibraltar, nossa esquadra foi notificada do armistício, que é um acordo em que as duas partes concordam em parar de lutar. A guerra havia terminado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.