Pablo Ortellado

Professor do curso de gestão de políticas públicas da USP, é doutor em filosofia.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pablo Ortellado
Descrição de chapéu Eleições 2018

Estamos escutando?

Talvez precisemos prestar um pouco de atenção ao que dizem eleitores de Jair Bolsonaro

A não ser que algum movimento brusco perturbe a tendência apontada nas últimas pesquisas, teremos Jair Bolsonaro disputando o segundo turno das eleições.

O presidenciável do PSL deu sucessivas declarações desprezando o sistema de direitos humanos, defendendo a tortura e as execuções extrajudiciais. Ele ou seu candidato a vice já falaram em promover uma Constituinte sem deputados eleitos, em ampliar o número de juízes do STF, em não respeitar o resultado da eleição e especularam sobre um autogolpe

É muito assustador que quase 1 em cada 3 brasileiros esteja disposto a dar o seu voto para uma candidatura tão extrema em sua falta de compromisso com a democracia e os direitos humanos.

Talvez precisemos prestar um pouco de atenção ao que estão dizendo esses eleitores. Apenas escutando suas queixas e reivindicações poderemos dar respostas alternativas àquelas que  são oferecidas pelo conservadorismo autoritário.

Em primeiro lugar, esses eleitores descobriram com a Lava Jato como o Estado brasileiro funciona e acreditam que o sistema político todo, do PT ao PSDB, passando pelo MDB, está profundamente corrompido.

Parecem estar muito incomodados com as mudanças nos costumes trazidas pelos movimentos feminista e LGBT e veem essas transformações como uma ameaça à organização tradicional da família. Sentem que esses grupos identitários estão antecipando a sexualidade das crianças e as estão forçando a questionar as orientações sexuais e os papéis de gênero tradicionais numa etapa em que são muito vulneráveis.

Acreditam também que o Estado brasileiro confere proteções excessivas a quem não merece, criando injustiças e privilégios. São as cotas que furam a fila dos alunos estudiosos, o Bolsa Família que premia quem não trabalha, e os direitos humanos que afagam os bandidos e descuidam das vítimas.

Consideram, por fim, que o Brasil está em tamanha desordem que não seria ruim um pouco de energia autoritária vinda de fora do sistema político para tentar repará-lo.

Que respostas os democratas estão oferecendo para esse conjunto de inquietações? 

É comum os críticos do bolsonarismo se verem numa campanha antifascista, imaginando-se como partigiani enfrentando militarmente Hitler e Mussolini. 

Se a comparação tem alguma utilidade, ela deveria ser com os anos 1920, não com os anos 1930. Estamos no período da República de Weimar, não no da resistência armada. Nossa missão não é exterminar o inimigo, mas impedir que um número grande de pessoas atravesse a perigosa linha que separa a democracia liberal do autoritarismo mais brutal. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.