Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Falta de respiradores gera crise, e grupo de WhatsApp da Saúde implode

Um dos secretários chegou a ameaçar chamar a polícia; escassez do equipamento é vista como problema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comunicação virtual A percepção de que a falta de respiradores será o principal problema daqui para a frente no enfrentamento ao coronavírus tem levado pânico aos estados. Esse e outros debates implodiram nesta terça-feira (24) o grupo de WhatsApp dos secretários de Saúde. Em meio a cobranças e discussões também sobre outros insumos, o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, saiu do grupo. Um representante estadual falou em chamar a polícia. Segundo governadores, o preço do equipamento aumentou, chegando a R$ 140 mil.

B.O. O ministro [da Saúde] anunciou ontem [segunda (23)], em videoconferência com governadores e o presidente da República, que havia enviado respiradores para a Bahia. Não chegaram até minhas mãos. Acho que foram extraviados. Preciso confirmar se foram enviados pois em caso positivo tenho que abrir queixa policial", escreveu no grupo o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Calma aí Outros secretários também relataram problemas com o recebimento de insumos. Apesar da crise, porém, parte dos participantes deu razão a Oliveira por sair do grupo em meio a duras críticas. Alguns também consideraram a mensagem de Vilas-Boas acima do tom.

Espelho A preocupação vem de fora. Eles têm acompanhado países que já estão em situação pior com a doença. Nesta terça (24), o governador de Nova York, o democrata Andrew Cuomo, anunciou no Twitter que precisará que Donald Trump encaminhe a ele 30 mil respiradores. A OMS disse que os Estados Unidos podem ser o novo epicentro da pandemia.

Vendedor Outro grande problema enfrentado neste momento de início de crise da doença no Brasil é com relação à oferta no mercado. Governadores relatam ter dinheiro para comprar equipamentos, mas que não encontram fornecedores. Na segunda (22), o Painel mostrou que o Ministério da Justiça também está com dificuldade.

Alternativa Pelo menos sete estados relataram esse mesmo cenário. Alguns estão encomendando da China, enquanto outros buscam ajuda da iniciativa privada. São Paulo e Bahia vão contar com a produção em presídios.

Na justiça A AGU (Advocacia Geral da União) entrou até agora com duas ações por causa do coronavírus. Uma foi para o caso da mudança das regras para o Bolsa Família e a outra para aumentar o prazo das medidas provisórias.


TIROTEIO

O Brasil pode estar sendo dividido entre os bilionários que estão dispostos a pagar por sua liberdade e os simples mortais. Esse pode ser um gravíssimo efeito colateral dessa pandemia. A impunidade não pode ser comprada

De Alberto Toron, advogado criminalista, sobre possível uso de dinheiro advindo de acordos com Eike Batista e com os irmãos Batista durante a pandemia


A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta quarta-feira (25) clique abaixo:

Falta de respiradores gera crise e grupo de WhatsApp da Saúde implode

Partidos de esquerda, MST e estudantes agendam maior panelaço para 31 de março

Twitter deixa contas de Flávio Bolsonaro e de Ricardo Salles paralisadas por 12h

Advogado diz que Eike e irmãos Batista se aproveitam da pandemia para tentar comprar liberdade

Presidente do STJ defende que presos do semiaberto passem para o domiciliar durante pandemia

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.