Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Flávio Bolsonaro tenta de novo paralisar apuração de 'rachadinha'

Defesa de senador protocola dois pedidos no mesmo dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Advogados de Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) entraram com mais dois pedidos, no mesmo dia, para tentar paralisar a investigação contra o senador sobre os crimes de lavagem de dinheiro, pecultado e organização criminosa.

A defesa protocolou na segunda-feira (2) um novo habeas corpus para reanálise da questão do foro privilegiado, requerido pelo filho do presidente. No mesmo dia, apresentou um recurso para reverter a derrota no mês passado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Em habeas corpus, o argumento da defesa é que o inquérito deveria tramitar na 2ª instância uma vez que ele era deputado estadual à época dos fatos investigados.

Todas as medidas deferidas no inquérito até agora foram autorizadas pelo juiz Flávio Itabaiana, de 1ª instância.

Flávio, Queiroz e outros ex-funcionários do antigo gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro são investigados pela prática de rachadinha, que envolve crimes de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Na outra solicitação, o argumento da defesa do filho mais velho de Jair Bolsonaro é que o procedimento do Ministério Público do Rio de Janeiro violou seu sigilo bancário sem autorização judicial. Aponta ainda fundamentação falha da decisão que deu à Promotoria acesso a dados bancários e fiscais seus e de outras 94 pessoas. O recurso apresentado no TJ-RJ, se autorizado, será analisado no STJ.

No mês passado, a 3a Câmara Criminal negou o pedido de Flávio para paralisar as investigações sob esses argumentos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.