Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Coronavírus aumenta o jogo de empurra no cenário político brasileiro

Autoridades têm se esquivado de responsabilidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Batata quente O coronavírus aumentou o jogo de empurra no cenário político brasileiro, na avaliação de integrantes do Congresso, do Ministério Público e do Judiciário. Fora a condução desastrada de Jair Bolsonaro, autoridades têm se esquivado de responsabilidades. No Executivo, o discurso é de que a demora na ação se dá por culpa do Legislativo. No Congresso, reclama-se das atitudes do presidente da República e se cobra ação da Procuradoria-Geral da República que, por sua vez, também passa a bola.

Não tá comigo O ponto mais crítico do momento é o que envolve a Economia. Depois de a Advocacia-Geral da União ter conseguido uma liminar no STF que autoriza gastos emergenciais durante a crise, o ministro Paulo Guedes segue dizendo que não tem como viabilizá-los sem que o Congresso aprove uma PEC.

Nem comigo De outro lado, a PGR tem sido pressionada a se posicionar contra Bolsonaro, inclusive para pedido de afastamento. Entre membros da procuradoria-geral, no entanto, a cobrança é vista como uma tentativa de transferir responsabilidades que são do Congresso, que poderia agir por conta própria.

Comigo também não Na avaliação de integrantes do Judiciário e de governadores, o Legislativo tem sido complacente com as ações de Bolsonaro. Por esta análise, o impeachment não seria a única solução e parlamentares deveriam tomar medidas para dar um freio no presidente.

Sumidos A crítica do empurra-empurra também atinge outras lideranças políticas. Os ex-presidentes Lula e FHC e o apresentador Luciano Huck são cobrados por se esquivarem em momento delicado do país.

Timing Huck ainda entrou na mira da opositores depois dos comerciais da Magazine Luiza, em que recomenda que as pessoas comprem virtualmente na rede de varejo e fala de frete grátis. A avaliação é que faltou sensibilidade.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.