Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Menos de 30% das escolas de SP têm sabonete líquido e papel toalha nas pias, mostra estudo

Auditores do TCM-SP encontraram condições de higiene que preocupam tendo em vista o retorno às aulas em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O relatório de auditoria do Programa de Visita às Escolas, feito pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo, mostra que as condições de higiene das escolas municipais são preocupantes, ainda mais tendo em vista o retorno às aulas em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus.

As visitas feitas pelos auditores do TCM entre março e dezembro de 2019 mostraram que somente 25,6% das unidades escolares possuíam, nos banheiros dos alunos, sabonete líquido junto às pias, e apenas 30,2% delas tinham papel toalha.

Além disso, em 25,6% das escolas os auditores não encontraram papel higiênico, e em 58,1% delas não havia assentos nos vasos sanitários.

O ato de lavar as mãos é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos principais instrumentos no combate a epidemias, e sua importância tem sido reforçada na crise do novo coronavírus.

O estudo do TCM foi realizado por meio de visitas técnicas em 46 escolas de todas as 13 Diretorias Regionais de Educação do município.

O relatório na íntegra pode ser conferido aqui.

Em nota, a secretaria municipal de Educação diz que as escolas visitadas pelo TCM representam 1% da rede e que em 2019 estavam em vigência contratos emergenciais que "não tinham parâmetro objetivo quanto a número de funcionários de limpeza por escola e insumos como sabão e papel."

A secretaria acrescenta que "no momento estão vigentes 24 contratos de limpeza licitados que mudaram desde a formação dos nossos diretores, que agora possuem formas objetivas de cobrar pelo trabalho das empresas, quanto a aplicação de multas, que apenas em 2019, foram registradas cerca de 300 infrações."

Diz também que o relatório do TCM fala em boas condições gerais de higiene e que reforçará a limpeza das escolas e prevê a distribuição de kits individuais de limpeza e higiene para o retorno das aulas em 2020.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.