Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Essencial é conceito fluido, diz governo sobre decreto de Bolsonaro para abertura de salões e academias

Parecer de assessoria jurídica do presidente saiu no mesmo dia do decreto presidencial, em 11 de maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Teoria da Relatividade No parecer que embasou a decisão de Jair Bolsonaro de tratar academias e salões de beleza como serviços indispensáveis, a despeito da pandemia, a Secretaria-Geral da Presidência opinou que o conceito de essencial é "fluido". E que, pelos parâmetros do decreto, atendem a "necessidades inadiáveis". "Neste sentido, pode ser considerado o aspecto da promoção da saúde física e mental da população, tanto do ponto de vista das academias [...] como também dos salões e das barbearias".

Importante De acordo com a pasta, que presta assessoria jurídica ao presidente, as necessidades se apresentam no dia a dia e a lei que criou a classificação de atividades indispensáveis, baixada logo no início da emergência sanitária, não fixa "limites estanques ao que possa ser definido como essencial".

Ctrl C O documento, a que o Painel teve acesso, é datado de 11 de maio, mesmo dia em que o decreto de Bolsonaro foi publicado em edição extra do Diário Oficial.

Ctrl V Na ocasião, o presidente disse que "academia é vida" e que fazer as unhas é "questão de higiene". O decreto pegou de surpresa o então ministro Nelson Teich, que foi informado da decisão durante entrevista à imprensa, e abriu nova crise com governadores e prefeitos, que prometeram ignorar o decreto presidencial.

Real life Até hoje, segundo a Acad (Associação Brasileira de Academias), a maior parte das empresas seguem fechadas e as que abriram funcionam bem abaixo da capacidade, com cerca de um terço dos clientes.

Tiroteio

Neste ano não haverá eleição tradicional, quer no dia 4 de outubro, quer em 15 de novembro

Do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), sobre o debate do o adiamento da eleição que mobiliza a Câmara dos Deputados

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Daniel Haidar

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.