Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Votação do Fundeb mostra força de Maia, apesar de Bolsonaro tentar isolá-lo

Presidente da Câmara, que detém o controle da pauta de votações da Casa, fez valer sua visão apesar de apelo por adiamento do centrão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Meu pedaço A votação da PEC do novo Fundeb na Câmara demonstra que, apesar do esforço do governo em isolá-lo, Rodrigo Maia (DEM-RJ) é quem detém o controle da pauta de votações da Casa e, quando há divisão interna, ele faz valer a máxima de que é o dono da bola. No afã de se aproximar de Bolsonaro, líderes do centrão vêm conquistando a antipatia de Maia e isso tem um preço. Eles tentaram adiar a votação do Fundeb, mas Maia não arredou o pé, o que terminou em derrota para o governo.

Promessas A votação lembrou que não será fácil ao centrão entregar vitórias a Bolsonaro no Congresso, fora da agenda econômica. Em temas de interesse de Paulo Guedes (Economia), a avaliação é a de que o governo paga por apoio sem necessidade, dado o perfil pró-reforma dos atuais deputados. Já em outras pautas, como foi no Fundeb, a discussão será caso a caso.

Lembrança Outro episódio recente em que o presidente da Câmara agiu em desacordo com o centrão foi na votação do adiamento da data da eleição municipal deste ano. Alinhado a Davi Alcolumbre (DEM-AP), Maia empurrou a discussão na Casa para um desfecho a ser favor.

Tiroteio

Permanente, maior, mais justo. O novo Fundeb é uma vitória do Congresso e uma derrota do governo Bolsonaro

De João Marcelo Borges, diretor do Todos pela Educação, sobre a aprovação da PEC do novo Fundeb na Câmara

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.