Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Acenos de Arthur Lira à esquerda incomodam bolsonaristas mais radicais

Deputados da ala ideológica temem promessas de mudança na Ficha Limpa e recriação do imposto sindical

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Integrantes da ala mais radical da base de Jair Bolsonaro estão incomodados com a ofensiva que Arthur Lira (PP-AL), candidato do Palácio do Planalto para presidir a Câmara, tem feito sobre a esquerda atrás de votos.

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) faz sinal de positivo e é observado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) durante lançamento de sua candidatura a presidente da Câmara dos Deputados - Pedro Ladeira/Folhapress

Eles receberam informações de que Lira teria prometido ao PT reformar a Lei da Ficha, para possibilitar nova candidatura do ex-presidente Lula, e ressuscitar o imposto sindical. Aliados do deputado do PP e petistas negam qualquer acordo nesse sentido.

Os problemas judiciais que envolvem Lira dividem os bolsonaristas fiéis. Para parte desse grupo, há um contrassenso em defender a bandeira anticorrupção e respaldar a eleição do líder do centrão. Preferem um plano B, como Tereza Cristina (Agricultura), deputada licenciada.

Um dos que manifestaram preferência por Cristina foi o presidente do PTB, Roberto Jefferson, hoje um dos principais aliados do Palácio do Planalto, embora não descarte apoiar Lira.

Mas há aqueles que preferem dar um crédito de confiança ao candidato. “O Arthur foi absolvido [da acusação de rachadinha na Assembleia de Alagoas]. É verdade que ele ainda tem inquéritos, mas a gente sabe que muitos inquéritos são injustos”, diz Bibo Nunes (PSL-RS).

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.