Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Deputado que apalpou colega cita Luciano Huck como motivo para punição de seu partido

Defesa de Fernando Cury afirma que candidatura presidencial não justifica condenação sumária do Cidadania

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em peça de defesa endereçada à comissão de ética do seu partido, o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP), que apalpou a colega Isa Penna (PSOL-SP) no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo, menciona a eventual candidatura presidencial de Luciano Huck como possível motivo para que a sigla, segundo ele, lhe condene de forma sumária.

Como mostrou a Folha, Cury contesta a validade do processo aberto pelo Cidadania para investigá-lo e diz que nem sequer sabe exatamente do que está sendo acusado. A sigla já o afastou das funções partidárias.

"Nada justifica (nem mesmo a eventual candidatura pelo Cidadania de Luciano Huck à Presidência da República), o desrespeito da Constituição da República e das regras procedimentais do código de ética por parte do próprio partido e de seu presidente nacional, Roberto Freire, prejulgando e prejudicando as regras de competência [...], e portanto cerceando a defesa, no afã de se chancelar uma condenação sumária, com afronta à garantia constitucional do devido processo legal", diz a peça.

O documento, de 57 páginas, cita uma entrevista de Freire afirmando que Huck é o candidato dos sonhos.

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) - Carol Jacob/Agencia Alesp

A defesa de Cury é conduzida pelo advogado Roberto Delmanto Júnior. Para livrá-lo da acusação de machismo, o defensor pede que sejam ouvidas oito testemunhas, todas mulheres, no processo da comissão de ética do Cidadania.

As testemunhas são mulheres que conviveram com o deputado profissionalmente ou pessoalmente. Uma é sua assessora na Assembleia; outra é ex-assessora.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.