Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Helder Barbalho manda ofício a Pazuello cobrando envio de mais vacinas ao Pará

Governador diz que Ministério da Saúde ignora efeito da crise no Amazonas no estado vizinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), encaminhou ofício a Eduardo Pazuello (Saúde) nesta terça (9) no qual cobra o envio de mais vacinas para o estado. Barbalho diz no documento que a pasta de Pazuello ignora o impacto da crise sanitária do Amazonas sobre o Pará.

Helder afirma que seu estado ocupa "a última colocação, em termos de percentual de doses recebidas por habitantes, entre todos os entes estaduais, tendo sido agraciado com quantidade suficiente para imunizar apenas 2,10% de sua população passível de ser vacinada".

Helder Barbalho, governador do Pará, durante entrevista em Brasília
Helder Barbalho, governador do Pará, durante entrevista em Brasília - Ruy Baron-16.jun.2016/Valor

Ele argumenta que essa distribuição ignora os efeitos do colapso amazônico sobre o Pará.

"A região paraense do Baixo Amazonas foi, inicialmente, a mais afetada, e hoje enfrenta situação de lockdown, justificada, por exemplo, na disponibilidade limitada de leitos hospitalares, na dificuldade, em razão da distância e da necessidade de utilização de diferentes modais de transporte, de transferência de pacientes para outros hospitais estaduais e na circulação, já confirmada, da nova variante do coronavírus", diz o texto.

No ofício, o governador diz que recorrerá à Justiça caso não tenha mais colaboração do Ministério da Saúde no controle da pandemia no Pará.

Nesta quarta (10), Barbalho decidiu prorrogar até o dia 19 de fevereiro o lockdown na região oeste do estado. A previsão era a de que ele fosse encerrado nesta sexta (12), mas a pressão no sistema de saúde não reduziu como o governo do estado esperava.

Nesta quarta, a secretaria de Saúde do Pará confirmou mais nove casos da nova variante de Covid-19 na região. No dia 29 de janeiro, já havia identificado a presença da nova variante em duas pessoas no município de Santarém.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.