Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Brasil tem nota menor em ranking de liberdade, mas ganha posições

Lista da Heritage Foundation aponta país na posição 133 em 177 pesquisados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil teve uma leve piora em sua nota em um ranking que mede a adesão a princípios do liberalismo, embora tenha avançado na comparação com outros países.

O país aparece em 133º lugar no Índice da Liberdade Econômica de 2022, produzido pela Heritage Foundation, um dos principais think tanks difusores do pensamento liberal dos EUA e que serve de referência para grande parte dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro Paulo Guedes (Economia).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento no Palácio do Planalto - Evaristo Sá/AFP

O Brasil obteve nota 53,3, numa escala que vai de 0 a 100, segundo o ranking. No ano passado, a nota havia sido 53,4, mas o país ocupava o posto de número 143. Ou seja, outros países tiveram quedas maiores.

O índice pesquisa avalia 12 critérios, como direito de propriedade, eficácia judicial, integridade do governo, carga tributária, gastos públicos e outros.

"Ganhamos dez posições em liberdade econômica, refletindo já nossos ganhos e ações. Seguraram nossa subida ainda maior as notas em desempenho fiscal, propriedade intelectual e comércio exterior, muito em razão da pandemia", afirma Geanluca Lorenzon, secretário de Advocacia da Concorrência do Ministério da Economia.

Apesar da subida, o Brasil ainda fica atrás de vizinhos sul-americanos, como Uruguai e Colômbia. A líder no ranking é Singapura.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.