Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Transição de Lula se reúne com organizações que defendem 'democratizar mídia'

Grupo defende nova regulação de plataformas digitais e fortalecimento de comunicadores independentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O grupo de trabalho que trata de comunicações no governo de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se encontrar nesta sexta-feira (25) com organizações que defendem atualizar a regulação da mídia no Brasil, com foco na "democratização da comunicação".

Participam organizações como Coalizão Direitos na Rede, Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), Centro de Estudos Barão de Itararé, MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), Diracom (Direito à Comunicação e Democracia), Frente em Defesa da EBC e Amarc.

Elas apresentarão uma carta que enfatiza a universalização do acesso à internet, a regulação das plataformas digitais, o fortalecimento das mídias independentes e periféricas, o enfrentamento à violência contra jornalistas e o fortalecimento da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Funcionários da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) durante manifestação contra índice de reajuste apresentado pelo governo federal
Funcionários da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) durante manifestação contra índice de reajuste salarial apresentado pelo governo federal - Alan Marques-11.nov.2013/Folhapress

"Não é mais possível que a sociedade brasileira fique refém do discurso que visa interditar a
necessidade de democratizar o setor e atualizar sua regulação, quando esta agenda vem sendo
implementada em todo o mundo, inclusive em países liberais", diz trecho da carta que será entregue aos representantes do grupo de trabalho.

"O próximo governo precisa encarar este tema como estratégico para a tarefa de superação do fascismo e reconstrução do país. Mais do que apenas uma agenda setorial, democratizar e modernizar as comunicações é condição para evitar o ascenso de movimentos autoritários que ameaçam a democracia e as políticas sociais em nosso país", completa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.