Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Marcelo Freixo no Turismo ajuda em mudança de imagem desejada por aliados

Se confirmada, primeira experiência no Executivo visa suprir lacuna de carreira política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A escolha de Marcelo Freixo (PSB-RJ) para o Ministério do Turismo, se confirmada, ajuda o deputado a superar três barreiras políticas que limitaram, na avaliação de aliados, sua candidatura derrotada ao Governo do Rio de Janeiro.

No cargo, Freixo ganha experiência ainda inédita no Executivo, atua num setor econômico considerado relevante na cadeia de serviços, principalmente em sua base eleitoral, e amplia sua imagem para além da pauta de segurança pública e direitos humanos.

O ex-presisente e candidato pelo PT, Lula, concede uma entravista coletiva ao lado de  Marcelo Freixo(PT) no  Rio de Janeiro.
O deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) ao lado do presisente eleito Lula durante entrevista coletiva na campanha eleitoral - @LulaOficial no Twitter

O deputado ficará sem mandato pela primeira vez desde 2007, quando assumiu o primeiro mandato como deputado estadual. A eventual nomeação também supre a necessidade de segurança especial que tem desde 2008, quando comandou a CPI das Milícias.

Os movimentos de Freixo no cenário político do Rio de Janeiro estão limitados no curto prazo. Uma candidatura à prefeitura da capital em 2024 é considerada improvável, já que o prefeito Eduardo Paes (PSD) deve reivindicar o apoio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva após o empenho no segundo turno na eleição deste ano.

Uma nova candidatura ao governo é uma possibilidade, mas Paes também é um dos prováveis postulantes ao cargo em 2026. Outra opção é uma cadeira ao Senado, que terá a disputa de duas vagas daqui a quatro anos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.