Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Não haverá apoio automático a Lula, diz ACM Neto

De volta à cena política, secretário-geral da União Brasil diz que posição de independência dá mais conforto aos membros do partido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Em sua primeira aparição pública após a posse do Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o secretário-geral da União Brasil, ACM Neto, afirmou que a nomeação de nomes do partido para ministérios não representa apoio automático ao presidente.

Ele defendeu que a legenda mantenha posição de independência, sem aderir oficialmente à base aliada. E destacou que está é uma posição que "dá conforto a todo mundo" no partido, que terá parte da bancada com governo, parte na oposição, além de parlamentares que votarão conforme a pauta.

ACM Neto, vestido de branco, tira foto com apoiadores
Ex-prefeito de Salvador e secretário-geral da União Brasil, ACM Neto participou da Lavagem do Bonfim - Divulgação

"As matérias importantes no Congresso devem ser apoiadas pelo partido, mas isso anos significa alinhamento automático ou compromisso político irrestrito. Vamos ter a independência e a liberdade para criticar que for necessário", disse à Folha o ex-prefeito de Salvador.

Com o objetivo de ampliar sua base no Congresso Nacional, Lula nomeou três ministros ligados ao União Brasil para o primeiro escalão: Juscelino Souza (Comunicações), Daniela de Waguinho (Turismo) e Waldez Góes (Integração Nacional).

ACM Neto disse ser cedo para se posicionar em relação ao governo e defendeu que a União Brasil aprofunde seu debate interno sobre a relação com o novo governo.

"Não é dar um ministério e está resolvido, não é isso. Eu não estou atrás de ministério, não estou atrás de cargos. Não é isso que vai definir posição do partido. É preciso uma construção política muito mais ampla e profunda, fazemos política em outro nível."

O ex-prefeito de Salvador ainda confirmou que seu aliado, o deputado federal Paulo Azi (União Brasil-BA), foi sondado para o ministério de Lula. Mas diz que não vetou a indicação e que a decisão de declinar o convite partiu do deputado.

"Foi uma decisão de for íntimo. Mas acho que ele fez uma leitura correta. Pelo histórico dele na Bahia, uma eventual participação de ele no governo, neste momento, poderia ser interpretado como incoerente", afirmou.

ACM Neto fez nesta quinta-feira (12) sua primeira aparição pública neste ano. Ele participou da Lavagem do Bonfim em Salvador e percorreu ao lado de aliados o cortejo de sete quilômetros entre as Basílicas da Conceição da Praia e do Senhor do Bonfim.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.