Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Zema aprova uso de dinheiro do fundo partidário pelo Novo

Governador de Minas afirma que não é possível o partido morrer com R$ 100 milhões em caixa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Principal liderança do Novo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, aprova a decisão do diretório nacional da legenda de permitir o uso de recursos advindos do fundo partidário.

O governador Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, durante leilão de concessão do metrô de Belo Horizonte à iniciativa privada, em dezembro do ano passado - Gil Leonardi/Imprensa MG

"Sou favorável a essa mudança. Do jeito que está hoje, é como ir para uma guerra dizendo que não vai usar pólvora, só faca e espada. Essa regra foi feita pelo partido quando podia haver doações de empresas, que hoje são proibidas. O que adianta o partido morrer com R$ 100 milhões em caixa?", pergunta.

A mudança marca um rompimento das práticas do Novo desde que foi criado há quase dez anos. A rejeição do uso de dinheiro público sempre foi uma das marcas da legenda.

Com o enfraquecimento do partido nas últimas eleições, no entanto, o posicionamento interno começou a mudar. A permissão foi dada para o uso apenas dos rendimentos dos recursos que o partido recebe e aplica, não dos fundos em si.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.