Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Em meio a tensão, Edson Aparecido pode virar conselheiro interino no TCM-SP

Nome do secretário de Governo é estudado enquanto prefeito e presidente da Câmara se desentendem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio à expectativa da indicação do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) para o Tribunal de Contas do Município, o nome do secretário Edson Aparecido (Governo) tem sido discutido como solução provisória.

O conselheiro Mauricio Faria se aposentará do TCM-SP até o fim de maio. Nunes tem Marcela Arruda (Gestão) como preferida para a vaga, transformando-a na primeira conselheira titular da história da corte de contas municipal. O secretário Ricardo Torres (Fazenda) também é cotado.

Edson Aparecido durante debate para governador de São Paulo da TV Cultura, no Memorial da América Latina
Edson Aparecido durante debate para governador de São Paulo da TV Cultura, no Memorial da América Latina - Ronny Santos-14.set.2022/Folhapress

No entanto, Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal, tem dito a aliados que o prefeito firmou um acordo em 2020 de que seria dele a escolha do conselheiro para substituir Faria. Nunes nega a existência do acerto, o que tem tensionado a relação.

A indicação do prefeito precisa ser referendada pela Câmara, o que pode não acontecer sem o apoio de Leite.

Como a situação pode se arrastar pelos próximos meses, um conselheiro interino deve ocupar o lugar deixado por Faria. Esse nome precisa sair de uma lista de dez sugestões enviada pelo TCM ao prefeito. Os conselheiros então procuraram Nunes para oferecer a possibilidade de que ele indique uma pessoa para fazer parte da lista.

Marcela Arruda não cumpre um dos critérios necessários para fazer parte da lista como interina, ocupar um cargo de titular na administração pública há mais de cinco anos. Como esse critério não é exigido para a escolha de conselheiros titulares, Nunes pode indicá-la para a vaga efetiva.

Diante disso, Edson Aparecido tem sido o nome estudado como interino. Atualmente secretário de Governo de Nunes, ele já foi secretário estadual duas vezes (Desenvolvimento Metropolitano, 2011-2012, e Casa Civil, 2012-2016) e municipal (Saúde, 2018-2022), além de ter sido deputado estadual e federal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.