Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Amorim cita 'dimensão internacional' do Hamas em livro sobre grupo radical

Assessor da Presidência escreve texto em obra de acadêmico baseado no Reino Unido sobre movimento palestino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O assessor internacional da Presidência, Celso Amorim, diz em texto escrito para um livro recém-lançado sobre o Hamas que o grupo radical palestino apresenta "evolução em sua dimensão internacional".

O assessor internacional da Presidência Celso Amorim fala com a imprensa após reunião entre Lula e o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan - Pedro Ladeira/Folhapress

O assessor assina uma pequena apresentação na versão brasileira do livro "Engajando o Mundo – A construção da Política Externa do Hamas" (ed. Memo), de autoria de Daud Abdullah, um intelectual islâmico nascido na ilha caribenha de Granada baseado no Reino Unido.

Segundo a editora, o livro é "leitura obrigatória para todos e todas aqueles interessados em compreender o Hamas e sua batalha para romper com o isolamento imposto pelo lobby sionista".

Ex-chanceler nos primeiros governos de Luiz Inácio Lula da Silva, Amorim diz concordar com a visão do autor de que o Hamas, considerado terrorista por Israel e diversos países, pode desempenhar um "papel central na restauração dos diretos palestinos".

No texto, Amorim relembra que durante seu período como chanceler o Brasil reconheceu a Palestina como Estado independente.

"Durante esse período, o presidente Lula e eu defendemos fortemente um diálogo amplo e não discriminatório entre palestinos. Nosso representante em Ramallah [capital administrativa da Cisjordânia] visitou Gaza e teve discussões com autoridades do Hamas", escreve.

A postura brasileira na época gerou atritos com parte da comunidade judaica e com o governo israelense, por ter sido considerada pró-palestina.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.