Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governador do Acre é 'desconvidado' de festival sobre Amazônia na França

Organizadores do evento afirmam que secretária do estado criou empecilhos às conversas e foi desrespeitosa; ela nega e cita preocupação com custos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Organizadores de um festival sobre a Amazônia na França enviaram um email desconvidando o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), de participar do evento, que será realizado de 23 a 31 de outubro em Paris.

O projeto, organizado pela empresa Amazonie Produções e Eventos, tem como objetivo divulgar negócios, cultura, turismo e gastronomia da região para o mercado europeu.

O governador fala ao microfone, usa óculos e gesticula; o fundo é branco
Governador do Acre, Gladson Cameli (PP), durante evento em março de 2023 - Reprodução Gladson Cameli no Facebook

Na mensagem enviada à equipe do governador, os organizadores atribuem a decisão ao que consideraram comportamento desrespeitoso da secretária de Meio Ambiente do estado, Julie Messias.

Segundo o email, a secretária fez "insinuações sem fundamento e sem provas suficientes sobre a veracidade do evento, causando extremo constrangimento na reunião".

Os organizadores citam conversas pelo aplicativo WhatsApp com pedidos de reuniões virtuais e presenciais que não foram respondidos pela secretária, que foi diretora do Departamento de Ecossistemas do Ministério do Meio Ambiente durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

Além disso, afirmam que a secretária criava uma série de empecilhos para a participação do governador no evento.

"Infelizmente faz-se realidade que não é de interesse do festival permanecermos com o convite de participação ao governo do estado do Acre, representado pelo excelentíssimo senhor governador Gladson Cameli, no qual nos referimos com total respeito e consideração."

Procurada, Julie Messias argumenta que a participação em eventos do tipo exige alinhamento interno e com outros estados da Amazônia Legal. "Não sei o desconforto que foi causado. E realmente a gente ficou até surpreso com atitude, de um evento privado, pelo fato de a gente dizer que faria um alinhamento e que gostaria de umas informações do evento e receber isso", diz.

A secretária cita também os custos para ir ao evento. "Qual o real retorno que nós vamos trazer para o estado, uma vez que vai haver investimento. Não tem como tomar uma decisão do nada de uma participação de um evento como esse que onera o estado", complementa, afirmando que não teve intenção de colocar o evento sob suspeita. "Na reunião, inclusive, havia outros secretários e o questionamento foi o mesmo, ele não foi feito só por mim."

Em março, Gladson Cameli foi alvo de uma operação contra corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo agentes públicos do estado do Acre. Ele precisou entregar o passaporte.

Em nota, o governador nega ter sido "desconvidado" a participar do evento porque "nem mesmo confirmou interesse em integrar o evento."

"De qualquer forma, o governo do Estado não teria interesse em estar presente, uma vez que a empresa cobrou cachês de R$ 60 mil a R$ 320 mil, e, com preços tão elevados, o evento poderá não ter nenhum dividendo para a população do Acre", afirmou.

O governo diz ainda que os recursos orçamentários são limitados e "devem ser responsavelmente aplicados em ações efetivas, conforme manda a lei."

"Reafirmamos nosso compromisso em defesa do meio ambiente e com as melhores práticas relativas à produção sustentável", complementou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.