Descrição de chapéu Eleições 2022

Gladson Cameli é reeleito governador no Acre

Apoiador de Bolsonaro, ele derrotou nas urnas o petista Jorge Viana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio Branco (AC)

O engenheiro Civil Gladson Cameli (PP), 44, foi reeleito governador do Acre neste domingo (2). Ao término da apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele venceu a disputa contra o candidato Jorge Viana (PT) por 56,75% a 24,21%.

Em 2018, quando foi eleito governador pela primeira vez, Cameli também derrotou um candidato do PT, colocando, naquela eleição, fim a uma hegemonia de 20 anos do partido no Acre.

foto de governador com bandeira ao fundo
Gladson Cameli é reeleito governador do Acre - Divulgação/Senado

Apoiador de Jair Bolsonaro (PL), Cameli viu o presidente visitar estados vizinhos do norte do país, mas não pode contar com a presença dele em um ato de campanha.

Formado em engenharia civil pela Universidade Nilton Lins, foi deputado federal por dois mandatos, senador e segue agora para o segundo mandato como governador.

Em 2019, quando assumiu o governo, pegou o estado com salários atrasados. Trocas sucessivas de secretários, racha com o vice-governador e a dificuldade para executar emendas parlamentares estiveram entre os problemas da gestão.

Engenheiro civil, investiu na infraestrutura, mas teve que frear o plano de governo para encarar a pandemia. Chegou a decretar lockdown total durante a pandemia da Covid-19.

Na reta final da campanha, participou de dois debates na TV. Atacado por todos os adversários, optou por não participar do último, realizado na quinta-feira passada.

No início do terceiro ano de gestão, categorias como educação, segurança e saúde deflagraram greves cobrando reajuste salarial. Como o estado havia superado o teto de gastos com pessoal, Cameli sofreu desgaste político na época.

Em dezembro do ano passado, o governador foi alvo da operação Pitolomeu, da Polícia Federal, autorizada pelo STJ, de desvio de verba estadual. Ele nega.

A vice governadora eleita é a senadora Mailza Gomes (PP), que assumiu justamente a vaga quando Cameli foi eleito governador em 2018.

Esta é a quinta eleição consecutiva de Gladson Cameli. A primeira foi em 2006, para deputado federal, sendo reeleito em 2010. Em 2014 venceu a disputa para o senado em 2018 foi eleito governador no primeiro turno.

Senador por dois mandatos, Jorge Viana (PT) governou o Acre por oito anos (1999-2006) e também foi prefeito da capital. Natural de Rio Branco, é casado e pai de três filhas.

Engenheiro florestal e empresário, presidiu o Conselho de Administração da Helibras. Candidato do ex-presidente Lula ao governo, Viana foi derrotado para o senado em 2018.

Também participou da disputa Márcio Bittar (União Brasil), que já ocupou os cargos de deputado estadual e federal. É casado com a candidata ao senado Márcia Bittar e pai de três filhos.

Em 2014 disputou o governo do Estado, mas acabou derrotado pelo médico Tião Viana (PT). Relator do orçamento do governo Bolsonaro, decidiu lançar a campanha de governador no dia em que se encerrava o prazo de inscrição de chapas, depois de romper com o atual governador.

Concorreram ainda Mara Rocha (MDB), Sérgio Petecao (PSD), Nilson Euclides (PSOL) e David Hall (Agir).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.