Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus JBS

TJ-SP julga se abre processo contra desembargador suspeito de protelar caso Eldorado

José Carlos Costa Netto foi acusado pelo próprio presidente da corte de abuso de prerrogativas no caso que envolve disputa por empresa de celulose

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cúpula do Tribunal de Justiça de São Paulo decide nesta quarta-feira (3) se abre processo disciplinar contra o desembargador José Carlos Costa Netto, acusado pelo presidente da corte, Ricardo Anafe, de cometer irregularidades no processo sobre a disputa bilionária entre a Paper Excellence e a J&F por uma empresa de celulose.

0
Fachada do Tribunal de Justiça de São Paulo, no centro da capital - Eduardo Knapp/Folhapress

O Órgão Especial da corte, composto por 25 desembargadores, vai avaliar os elementos apontados por Anafe, que afirmou haver indício de "exercício abusivo do dever-poder de julgar" por parte de Costa Netto no processo. A sessão será aberta, a partir das 13h, após decisão tomada semana passada pelo colegiado.

Em um despacho em maio, Anafe indicou que Costa Netto protelou por ao menos um ano o caso a favor da J&F com "uma série de decisões juridicamente não justificáveis", "manifestamente imprudentes e geradoras de graves consequências (interferência em negócio jurídico bilionário), podendo configurar exercício abusivo do dever-poder de julgar".

Costa Neto negou as irregularidades. Por meio de advogados, afirmou que "não houve nenhuma infração disciplinar" de sua parte. "Houve exercício pleno e correto das funções jurisdicionais do magistrado, com decisões fundamentadas e imparciais em processo com enorme carga de litigiosidade", diz.

No último dia 19, o Grupo Especial do TJ-SP decidiu em favor da Paper Excellence no processo. A maioria dos desembargadores manteve a decisão da primeira instância, que determinou a transferência das ações da J&F para a Paper.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.