Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Rodrigo não escolhe candidatos negros para vagas de desembargadores em SP

Listas de indicados da OAB-SP foram constituídas utilizando cotas raciais pela primeira vez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) nomeou os advogados Maria Lia Pinto Porto Corona e Luís Henrique Barbante Franzé como novos desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo. Eles foram escolhidos para preencher as vagas do chamado quinto constitucional, destinadas a advogados e representantes do Ministério Público.

As listas sêxtuplas enviadas pela OAB-SP foram constituídas de maneira inédita utilizando cotas para negros. Dos 12 candidatos indicados nas listas sêxtuplas, 4 eram negros.

Após votação no começo de dezembro do órgão especial do TJ-SP, composto por 25 desembargadores, Hédio Silva Júnior foi o único candidato negro remanescente em uma das duas listas tríplices enviadas a Garcia para fazer suas escolhas.

Havia expectativa em setores ligados ao movimento negro na OAB de que ao menos um dos candidatos fosse selecionado pelo governador. Atualmente, o TJ-SP tem três desembargadores autodeclarados negros dentre os seus 360.

Fachada do prédio do Palácio da Justiça de São Paulo, sede do Tribunal de Justiça
Fachada do prédio do Palácio da Justiça de São Paulo, sede do Tribunal de Justiça - Eduardo Knapp-14.out.2019/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.