Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Projeto que destina celulares apreendidos em presídios para a população de rua avança em SP

Relator do texto, Eduardo Suplicy (PT) diz que medida ajuda a gerar empregos e a diminuir reincidência criminal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (7) um projeto de lei que determina que celulares apreendidos em presídios sejam destinados a pessoas desempregadas, preferencialmente aquelas em situação de rua.

O projeto foi apresentado em 2021 pelo então deputado Campos Machado e, originalmente, previa que os celulares fossem destinados a alunos de baixa renda das escolas públicas. Iniciativas similares acontecem em outros estados, como Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Como relator do projeto na Comissão de Segurança Pública, o deputado Eduardo Suplicy (PT) modificou a destinação dos aparelhos.

Celulares confiscados em presídios no Mato Grosso do Sul e doados para alunos da rede pública
Celulares confiscados em presídios no Mato Grosso do Sul e doados para alunos da rede pública - Divulgação

"Ao fornecer uma ferramenta essencial para comunicação em dias atuais, esses indivíduos não apenas podem buscar oportunidades de emprego, mas também estão mais acessíveis para serem contatados por empresas em busca de talentos", escreveu o petista em sua justificativa.

"Essa abordagem não apenas ajuda a viabilizar empregos, mas também contribui para a redução da reincidência criminal, promovendo um ciclo positivo de autonomia e reinserção econômica", completou.

Além da prioridade à população de rua, o projeto estabelece que as pessoas têm que preencher alguns requisitos para participar do programa, como estarem desempregadas há mais de quatro meses ou não ter acumulado, nos últimos 36 meses, mais de três meses de registro na carteira de trabalho.

O projeto também prevê parcerias com universidade públicas e empresas especializadas para higienizar e consertar os celulares recolhidos nos presídios.

Os nove parlamentares que compõem a comissão votaram favoravelmente à modificação apresentada por Suplicy. Como foi alterado, o texto deve passar mais uma vez pela Comissão de Constituição e Justiça, que analisa os aspectos legais da proposta, antes de ser votado em plenário por todos os deputados da Casa.

Deputado Eduardo Suplicy (PT) durante entrevista à Folha em sua residência em São Paulo
Deputado Eduardo Suplicy (PT) durante entrevista à Folha em sua residência em São Paulo - Zanone Fraissat-25.jan.2024/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.