Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Haiti

Defensoria da União pede na Justiça dispensa de visto para haitianos autorizados a reunião familiar

Órgão diz que processo do Itamaraty para liberar entrada é muito lento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com ação judicial pedindo a dispensa de visto de entrada para haitianos que já têm autorização prévia do governo brasileiro para vir ao país por motivo de reunião familiar.

Um homem segura um bebê em um evento comunitário realizado em um salão. Ao fundo, várias pessoas estão sentadas em cadeiras de plástico preto, assistindo a uma apresentação ou reunião. Na parede ao fundo, há três bandeiras penduradas: a bandeira do Haiti, a bandeira de Portugal e a bandeira do Brasil.
Haitianos em igreja no bairro do Glicério, em São Paulo - Gustavo Epifanio/Folhapress

A principal justificativa é a demora do Ministério de Relações Exteriores em conceder o visto, procedimento que tem levado meses e até anos.

Segundo a DPU, após o reconhecimento do direito de residência no Brasil pelo Ministério da Justiça, os familiares no Haiti ficam em uma espécie de limbo, sem serem contatados pela embaixada no país caribenho.

"Cria-se expectativa de concretizar a reunião familiar, mas após toda a diligência por parte dos requerentes, os vistos não são emitidos e milhares de pessoas ficam sem resposta", diz a defensora pública federal Carolina Balbinott, uma das autoras da ação.

A DPU sugere a consolidação de uma lista pelo Ministério da Justiça e o Itamaraty, com as autorizações de residência prévia já concedidas aos haitianos.

"Com base na lista fornecida por nota diplomática, o governo do Haiti e suas autoridades migratórias e de aviação civil ficam cientes da possibilidade de entrada regular das pessoas ali indicadas no território brasileiro, sem risco de repatriação, negativa de pouso de voos ou eventuais multas", diz o texto da ação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.