Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Luciano Hang, dono da Havan, comemora um ano de prisão de Lula

Empresário, que está apoiando a reforma da Previdência de Bolsonaro, divulga vídeo simulando festa infantil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em mais uma de suas manifestações contra a esquerda e o PT, o empresário Luciano Hang, dono da rede varejista Havan, divulgou nas redes sociais um vídeo cantando Parabéns pelo primeiro ano do ex-presidente Lula na prisão.

Como numa festa de aniversário de criança, Hang aparece usando um chapéu de cone de papelão verde e interrompe a cena em que um grupo canta Parabéns. Os coadjuvantes são pessoas usando máscaras com os rostos da ex-presidente Dilma Roussef, da ex-candidata a vice Manuela D'Ávila, dos ex-candidatos à Presidência Fernando Haddad e Guilherme Boulos, além de outras personalidades da esquerda.

Luciano Hang, empresário da Hava, comemora 1 ano da prisão do ex-presidente Lula
Luciano Hang, empresário da Hava, comemora 1 ano da prisão do ex-presidente Lula - Reprodução/Twitter

Na mesa há um bolo com formato de estrela vermelha decorado com uma pequena jaula em que está guardada uma miniatura do Pixuleco, o boneco inflável do ex-presidente vestido de presidiário, que foi adotado como mascote durante as manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2015 e 2016. Sobre o bolo também há uma vela de foguete, como as que são usadas nos buffets infantis. 

"Parem, parem", diz Hang aos convivas mascarados ao entrar na cena. E continua, olhando para a câmera: "Vocês pensavam que era uma festa de esquerdista? Mas não… Estamos comemorando um ano de prisão do Lula. Bandido bom é bandido preso, pessoal. Vamos comemorar?", diz o empresário, enquanto segura um garrafa de cachaça da marca 51.

Depois, Hang volta a cantar Parabéns, saltando em comemoração, e termina o vídeo com gritos de "Viva o Brasil". O dono da Havan se tornou um ícone da direita na internet com vídeos de ofensa ao PT e de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Durante a campanha presidencial, ele divulgou uma série de vídeos em que se vestia de personagens diversos como marinheiro, Papai Noel e palhaço para apoiar Bolsonaro.

Atualmente, Hang é membro movimento Brasil 200, grupo de empresários simpatizantes de Bolsonaro, liderados por Flavio Rocha (Riachuelo), que tem feito esforços em Brasília para convencer congressistas a passar a reforma da Previdência.

A postura pró-ativa de Hang na internet se intensificou desde o fim de 2017, quando ele se desfiliou do MDB e passou a incluir conteúdo político junto das mensagens publicitárias que grava em vídeos para promover suas lojas de departamento.  

​Hang costuma dizer que decidiu se lançar nas redes sociais para tentar salvar o Brasil da armadilha de se tornar um país “comunista socialista”.

Na pré-campanha à Presidência, a linguagem e a aproximação de Hang ao ideário bolsonarista renderam rumores de que ele poderia ter sido convocado para o cargo de vice-presidente da candidatura de Bolsonaro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.