Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

MPF denuncia presidente da Kia Motors e executivos por formação de quadrilha

Procuradoria diz que grupo viabilizou emissão de três escrituras públicas falsas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério Público Federal no Espírito Santo denunciou o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz ​Gandini​, o diretor administrativo, Edison Ruy, e outras cinco pessoas sob acusação de crimes de formação de quadrilha e uso de documento público falso.

De acordo com a procuradoria, o grupo emitiu três escrituras públicas falsas de imóveis que foram incorporados ao patrimônio da Kia em agosto de 2010.

Procurado, Gandini afirma que está no exterior e não tem informações sobre o assunto.

"Eu não tenho essas fazendas. Nunca tive. Estou enviando nossos advogados para o Espírito Santo para entender o que está acontecendo. É um grande equívoco", disse Gandini à coluna.

A denúncia foi recebida pela Justiça Federal em 8 de abril, segundo o MPF.

Segundo o MPF, os imóveis inexistentes estariam localizados no Piauí e eram chamadas de Fazenda Curral, Boa Esperança e Bezerra. Juntas, elas valeriam R$ 300 milhões, calcula o órgão.

A investigação apontou que nos anos de 2010, 2011 e 2012 documentos falsos teriam sido usados na Receita Federal e na Procuradoria da Fazenda Nacional, em Vitória, para obter benefícios tributários ilícitos para a Kia.

Jose Luiz Gandini, presidente da Kia
Jose Luiz Gandini, presidente da Kia - Bruno Poletti/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.