Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PT diz que memes de 'Taxadd' não preocupam e que ministro ficará conhecido por reduzir impostos

Secretário de Comunicação, Jilmar Tatto afirma que aumentos aconteceram contra os super-ricos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O PT diz não estar preocupado com a enxurrada de memes vinculando Fernando Haddad ao aumento de impostos nos últimos dias. O ministro da Fazenda vem sendo chamado de "Taxadd" e variações nas redes sociais, por causa do fim da isenção do imposto sobre compras internacionais até US$ 50, entre outras medidas.

"Não vai pegar", diz o secretário de Comunicação do partido, Jilmar Tatto. Segundo ele, o ministro "está fortalecido" e ficará conhecido como "aquele que desonerou", por ações como ampliar isenção do Imposto de Renda e cashback.

Montagem coloca os rostos de Haddad e Lula nos palhaços Patati Patata; sobre a imagem há o textoTaxati Taxalá em letras coloridas
Memes apelidam ministro da Fazenda de 'Taxadd' - Reprodução/X

O histórico nessa área, no entanto, não é favorável ao partido. Até hoje a ex-prefeita de SP Marta S uplicy, atual vice do pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL), é chamada de "Martaxa", mais de 20 anos após ter criado taxas como a do lixo na cidade. Haddad é visto como uma opção eleitoral do partido para 2026.

Tatto destaca a redução de alíquota de referência com a Reforma Tributária, estimada pelo governo em 34,4% no atual modelo, e que deve ficar em cerca de 27% —acima da previsão inicial de 26,5% após a inclusão da carne na cesta básica.

Segundo ele, os aumentos, quando acontecem, são direcionados aos super-ricos. O deputado federal menciona como exemplos a cobrança de IPVA sobre jatos e iates e o "imposto do pecado" sobre itens considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como cigarros e bebidas alcoólicas.

Um homem de meia-idade, usando óculos e uma camisa azul, está sorrindo em uma livraria. Ao fundo, há várias estantes cheias de livros.
Deputado federal Jilmar Tatto, secretário de comunicação do PT, durante lançamento de livro em São Paulo - Mathilde Missioneiro-15.dez.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.