Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Agronegócio discute tabela do frete com Ministério da Agricultura

Entidade do setor pediu liminar para suspender reajuste do tabelamento de abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária) participa na próxima quarta (29) de reunião do Fórum do Transporte Rodoviário de Cargas, promovido pelo Ministério da Agricultura. 

Na pauta, temas como a proposta de nova metodologia para cálculo do tabelamento do frete da Esalq, ainda em discussão e à qual a CNA se opõe.

Nesta semana, a entidade entrou com pedido de liminar no STF para suspender o mais recente reajuste dos fretes, em abril.

O encontro de quarta é uma aproximação com o ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, que vem sendo o mediador entre governo e caminhoneiros —categoria que pressionou pela criação da tabela e que hoje briga pela sua atualização. 

O governo já anunciou que, no dia seguinte à mobilização pró-Bolsonaro, prevista para domingo (26), irá contemplar a categoria que atua para inflar os atos, os caminhoneiros. Na segunda (27), entra em teste no Espírito Santo o documento eletrônico que amplia o controle do piso do frete.

Vinte autorizações para o transporte de cargas e de passageiros serão unificadas em uma plataforma digital. As declarações em papel serão eliminadas.

Com isso, o Ministério da Infraestrutura promete aumentar a fiscalização do setor de transportes.

Leia a coluna completa aqui

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.