Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Sem poder se movimentar, empreendedor faz mapeamento de calçadas

Portador de doença degenerativa, Ricky Ribeiro criou portal sobre mobilidade urbana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

empreendedor Ricky Ribeiro, criador do portal Mobilize, lança em setembro a segunda edição da campanha Calçadas do Brasil, que avalia a “caminhabilidade” em todas as capitais. O anúncio foi feito na última terça (28), na FGV-SP.

As equipes classificarão a mobilidade do entorno de 800 edifícios públicos, analisando itens como calçadas, sinalização para pedestres, poluição acústica e atmosférica, arborização e paisagismo e também a segurança para quem caminha ou circula com carrinho de bebê ou cadeira de rodas, por exemplo.

A escolha por essa categoria específica de "objeto de estudo" se deu por um motivo curioso. Ao questionar as prefeituras ao longo do período de apuração da primeira edição da campanha, a resposta era quase sempre a mesma: a responsabilidade da calçada era do proprietário do imóvel a ela circunscrito, e não do poder público.

O Mobilize, então, decidiu "colocar o dedo na ferida" e fazer as análises apenas em prédios de órgãos públicos.

Ricky Ribeiro em palestra na FGV-SP sobre mobilidade urbana - Divulgação

Segundo Ribeiro, essa nova edição traz alguns avanços em relação ao primeiro estudo, lançado em 2012. 

"A principal novidade é a metodologia mais ampla, baseada no conceito de 'caminhabilidade', desenvolvida em conjunto com diversas organizações que atuam com mobilidade a pé", explica.

Ao todo, participam 167 pessoas, distribuídas em todas as capitais do país, que já estão finalizando as avaliações. Os resultados serão compilados e disponibilizados a partir de setembro. 

E o projeto não para por aí. Segundo Ricky, a ideia é ampliar a iniciativa de forma colaborativa.

"Queremos aproveitar também a rede grande e qualificada, que foi criada com o objetivo de avaliar as calçadas, para gerar conteúdo", afirma. 

Mobilize Brasil

O Mobilize Brasil, criado em 2011, também está com novidades. Primeiro e maior portal sobre mobilidade urbana e sustentável do país, o Mobilize está desenvolvendo agora uma área de prestação de serviços, visando a sustentabilidade financeira da iniciativa. 

"Como ONG, dependemos de patrocínio, doações e vendas do livro "Movido pela Mente" [escrito por Ricky Ribeiro e Gisele Mirabai]. Oferecer serviços deve contribuir para diversificarmos nossas fontes de receitas", diz. 

Entre esses serviços, estão a realização de palestras, reportagens, vídeos, estudos e levantamentos voltados aos temas de mobilidade urbana.

Para mais informações, acesse o site do Mobilize Brasil

​Sobre Ricky Ribeiro

Ricky Ribeiro é administrador de empresas formado pela FGV-SP e mestre em Sustentabilidade pela Universidade Politécnica da Catalunha.

Foi diagnosticado com ELA (esclerose lateral amiotrófica) aos 28 anos— doença que consome os músculos progressivamente, levando do paciente a capacidade de andar, digitar, falar e até respirar. Atualmente, para se comunicar e gerir a iniciativa, ele escreve com os olhos, usando um leitor ótico.

Autor do livro “Movido pela Mente”, ele agora se desloca usando a Permobil —mesma cadeira de rodas elétrica que era utilizada pelo físico Stephen Hawking. O veículo, feito sob medida, foi adquirido por US$ 40 mil em 2017, através de um crowdfunding organizado por amigos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.